Cemitério Vertical recebe autorização para cremação em Curitiba

Massa News | 2017 | Foto: Divulgação

Procedimento que era autorizado apenas na Região Metropolitana de Curitiba, a cremação passa a ser realizada na capital paranaense a partir de junho deste ano. Após mais de uma década de negociação, a empresa responsável pelo Cemitério Vertical de Curitiba recebeu autorização da Prefeitura para executar o serviço na cidade.

A novidade representa uma revolução no mercado funerário.A autorização para a realização do procedimento foi concedida após 12 anos de negociações e um impasse que foi parar na Justiça. A decisão final foi anunciada pela 5ª Vara da Fazenda Pública no final de maio e o forno instalado no Cemitério Vertical já está pronto para operar com tecnologia brasileira – uma das mais modernas do mundo – e de acordo com todas as normas ambientais vigentes.

“A cremação é hoje uma realidade no Brasil e com o advento da demanda crescente, a empresa procurou instalar o próprio forno”, comenta o sócio-diretor do Cemitério Vertical de Curitiba, Carlos Alberto Camargo. O Cemitério Vertical já oferecia o serviço aos seus clientes, mas o procedimento era realizado em empresas parceiras instaladas na Região Metropolitana.Camargo, que é presidente do Sindicato dos Cemitérios Particulares do Paraná e também integra o Sindicato dos Cemitérios do Brasil, diz ainda que era constantemente questionado sobre a ausência da autorização na capital. “Curitiba era motivo de chacota por não ter crematórios”.

Praticidade
“Somos o cemitério que mais sepulta do Paraná e implementar no Cemitério Vertical o primeiro crematório da capital paranaense era um anseio que tínhamos”, comemora Camargo. A expectativa é que a realização do procedimento na própria cidade aumente a procura das famílias, pois facilita todo o processo e o procedimento é realizado no empreendimento escolhido. Além disso, os planos oferecidos pela empresa já contam com um diferencial no mercado.

O Cemitério Vertical oferece serviço de documentação, salas cerimoniais, sepultamento, cremação e até o transporte caso o falecimento tenha ocorrido em outra cidade o Brasil. Os planos oferecem ainda a aquisição de um espaço onde é preservada a memória da família.

“Quando o cliente compra conosco ele não se preocupa, por exemplo, se comprou um plano, mas não tem o cemitério; ou se tem o cemitério, mas não tem o plano; ou ainda se tem o plano, mas não tem a cremação”, explica o sócio-diretor. “Quando compra com o Cemitério Vertical, o cliente adquire um pacote completo de serviços”.

Cremação
Para que a cremação seja realizada, basta que a pessoa deixe, ainda em vida, uma declaração em escrito sobre sua vontade. A família também pode optar pelo procedimento.

Os casos de mortes violentas dependem de uma autorização judicial para o procedimento. O Cemitério Vertical oferece uma câmara fria para que o corpo aguarde pela liberação.