Grupo promove dia de rainha para mulheres em situação de rua

Massa News | 2017 | Foto: Divulgação

Maquiagem, escova e tintura no cabelo, depilação, unhas feitas, roupas novas e muitas fotos. O que para muitas mulheres é algo corriqueiro, para as que vivem em situação de rua é, infelizmente, exceção. No entanto, pelo menos uma vez por ano elas têm a oportunidade de viver um dia de rainha, graças ao projeto realizado por voluntárias de Curitiba.

O Dia de Rainha acontece há três anos, por iniciativa da artesã Aline Castro Farias. Por meio de doações e parcerias, ela pretende atender pelo menos 40 mulheres no dia 11 de março. Foi assim nos últimos dois anos, quando ela percebeu o impacto que o projeto causa na vida das mulheres.

“No decorrer desses anos já vi algumas mulheres que saíram de situação de rua, fizeram concurso público e estão trabalhando. Outras voltaram para suas casas, para suas famílias”, comenta Aline.

Ela garante, porém, que não é um trato no visual que provoca toda essa mudança, mas sim algo que essas mulheres não encontram no dia a dia nas ruas: acolhimento. “Uma parte delas se vira com muito pouco. Isso é um pouco só de dignidade. Essas mulheres são excepcionais e precisam de um olhar. O acolhimento faz a diferença. Não é uma unha pintada ou um cabelo bonito, mas a empatia, escutar as histórias, se solidarizar. Essa é a melhor parte do projeto”, diz a organizadora.

Além disso, a aproximação fez criar um vínculo entre essas mulheres, que ainda são incentivadas a participar de projetos que ajudam na geração de renda. E quando se aproxima a data do evento, elas já questionam quando será o Dia de Rainha.

Doações
Aline conta que o local para esta edição do evento ainda não foi definido, mas a equipe de voluntárias já está arrecadando as doações.  As responsáveis precisam de itens de higiene, como shampoo, sabonete, absorventes, desodorantes, hidratantes e outros, além de roupas.

As doações podem ser entregues em pontos de coleta disponíveis em lojas no centro de Curitiba.

Mais informações do projeto estão disponíveis na página Dia de Rainha, no Facebook.