Do porão para a cidade

Tribuna Regional – São José dos Pinhais | agosto de 2015 | Foto: Átila Alberti

As primeiras parreiras de São José dos Pinhais vieram da Itália, trazidas pelos imigrantes. Com o tempo, a produção familiar que atendia apenas o consumo próprio, foi crescendo e passou a ser cada vez mais procurada para comercialização. Hoje são nove vinícolas.

‘As famílias começaram a vender no portão de casa. Antes a principal fonte de renda da comunidade era a produção do leite e a agricultura. Quando a cooperativa de laticínios que funcionava na região quebrou, eles procuraram outra fonte de sustento‘, conta o diretor de Turismo. Atualmente, a uva utilizada na produção do vinho é trazida de outras regiões do país, mas todo o processo acontece nas nove cantinas da Colônia Mergulhão.

Os irmãos Aline, 29, e Fernando Pissaia, 32, representam bem o momento pelo qual passa o Caminho do Vinho. Os dois trocaram os empregos fora da comunidade para trabalhar no negócio da família: a Vinícola Don Gabriel. Hoje comandado pelo pai, a atividade começou com o bisavô dos irmãos, que chegou de Trevizzo em 1880.

Para atender os visitantes que aumentam a cada final de semana, os empresários estão investindo na construção de um túnel, utilizado em um tour até a área de produção. ‘As pessoas procuram pela nossa tradição. Aqui cada um tem seu jeito de fazer o seu vinho, de conquistar os clientes‘, comenta Aline.

http://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/sao-jose-dos-pinhais/vinho-como-negocio/