Negócios de família

Tribuna Regional – São José dos Pinhais | agosto de 2015 | Foto: Felipe Rosa

A paixão por manter viva a tradição italiana na Colônia Mergulhão passa por gerações e hoje os bisnetos e até tataranetos dos primeiros imigrantes que chegaram à região em 1880 já assumem o comando do negócio familiar. São muitas as histórias de descendentes que viram no Caminho do Vinho oportunidade sucesso e profissionalização.

Todos os 38 empreendimentos estão regularizados e participam de cursos de capacitação sobre gestão e atendimento aos turistas. “Eles iniciaram na informalidade e agora estão todos regularizados, geram emprego e renda para o município”, avalia o diretor de Turismo de São José dos Pinhais, Didio Chupel.

Melhorias

Além da capacitação, os empresários recebem apoio do município por meio da divulgação do roteiro e investimentos na infraestrutura. De acordo com Chupel, os últimos investimentos compreenderam mais de R$ 1 milhão direcionados à pavimentação do roteiro e R$ 30 mil em sinalização. “Temos um balcão de informação turística no Aeroporto Afonso Pena, para divulgação permanente e realizamos eventos no local, como a Festa do Vinho e a Festa do Pinhão”, comenta.

“O Caminho do Vinho nos trouxe muitas melhorias pra nossa vida. Temos calçamento, iluminação pública, coleta de lixo. Fomos muito beneficiados e cada um faz a sua parte”, comemora Bernadete Scrobote, presidente da Associação do Caminho do Vinho (Acavim). A cada fim de semana passam pelo Caminho do Vinho 5 mil visitantes.

http://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/sao-jose-dos-pinhais/negocios-de-familia/