Fique na porta, véio!

Tribuna | 16 de julho de 2014 | Foto: Brunno Covello/SMCS

Dia de ônibus cheio, muito cheio, para a tristeza de todos. Afinal, quem gosta de ficar espremido no busão? Mas acho que quem mais sofre são os passageiros velhinhos, coitados, já que nem sempre o pessoal é cordial com eles. Quem presta bastante atenção no movimento percebe que o desafio dos idosos no sistema de transporte coletivo se repete dia após dia.

Eu estava ali tentando me equilibrar quando o busão parou num ponto qualquer para alguns passageiros desembarcarem. Aí já começou o empurra-empurra. Alguns tentando descer, outros na porta atrapalhando e segundos depois as portas fecham para seguirmos viagem. O motorista já ia arrancando quando vem, do meio do bolo de gente, um grito: “Pôoooooo. Tomar no rabo!!!”.

Todo mundo fica em silêncio, procurando de onde veio o xingamento. O motorista é rápido, para o busão e já abre as portas para o último passageiro sair. Era um velhinho que ficou revoltadíssimo, e não contente em conseguir descer, parou na calçada, na direção da porta de embarque, para ficar encarando o motorista.

De dentro do ônibus sai mais um grito, mesmo sem ser ouvido pelo senhor que estava lá fora: “Fique na porta, véio. Não fique no meio do ônibus”, brigou outro idoso. A cobradora, porém, tentou justificar. “Mas tem muita gente na porta, gente que não vai descer e atrapalha”, explicou.

Nisso mais uma senhorinha entrou no papo. Ela estava sentadinha no banco preferencial ao lado da cobradora e contou suas experiências no busão. “Eu já caí da escada por causa disso. Fica um monte de gente jovem estorvando e atrapalha a gente”, disse.

Acho que isso pode servir para sensibilizar o povo, né?! Vamos dar mais atenção pros nossos velhinhos no ônibus, mas também na rua, em casa e por aí vai!

 

Leitura de busão: Drácula. Autor: Bram Stoker (Literatura Estrangeira / Terror)

 

http://www.parana-online.com.br/colunistas/papo-de-busao/103939/FIQUE+NA+PORTA+VEIO