O pau do cobrador

Tribuna | 23 de julho de 2014 | Foto: Brunno Covello/SMCS

Calma, não é exatamente isso que você está pensando. Mas quase… Na verdade, quando minha cunhada Valéria vem me contar alguma coisa que aconteceu enquanto ela estava no busão, pode esperar que lá vem coisa bizarra. E o que ela acompanhou na semana passada não foge muito disso.

Ela estava esperando o biarticulado num dos tubos da Avenida República Argentina, bem cheio, por sinal. Foi quando chegou uma senhora loira (lá pelos seus 50 anos de idade), vestindo calça branca justa, tênis e usava óculos. Ainda antes de passar a catraca já exclamou em alto e bom som: “Nossa, que tubo cheio!!!”, reclamou, como se nenhum dos passageiros que estavam ali espremidos tivessem percebido a situação.

Logo depois, meio assanhada, já engatou um papo com o cobrador, no mesmo tom de voz alto e nada discreto. “Você não tem medo de ficar sozinho de noite?”, perguntou a passageira. “Não. Ninguém mais me rouba. Vou mostrar pra você o tamanho do pau que eu tenho aqui pra me defender”, respondeu o cobrador, já subindo no banco e pegando uma espécie de cabo de vassoura (só que mais resistente) que estava escondido na estrutura da própria estação tubo.

Imediatamente a passageira demonstrou, mais uma vez, sua falta de noção quando gritou:

– Isso aí que é o seu pau, que você se defende? Então você não sabe o que é pau grande! Hahahahaha…

Acho que já dava pra parar de contar por aqui, de tão bizarro foi o comentário, mas vale registrar o constrangimento do cobrador, que até então estava levando a conversa a sério:

– Mais você quer um maior que o meu, dona?

Minha cunhada não chegou a ouvir a resposta, pois preferiu entrar no primeiro ônibus que parou no tubo. Mas é quase certeza que a baixaria continuou…

 

Leitura de busão: Doctor Who: Shada. Autor: Douglas Adams (Literatura Estrangeira/Ficção Científica).

 

http://www.parana-online.com.br/colunistas/papo-de-busao/104094/O+PAU+DO+COBRADOR