E a reforma continua!

Tribuna | 04 de janeiro de 2013 | Foto: Marco Lima

Moderno e ao mesmo tempo tradicional. Esta é a cara do Mercado Municipal de Curitiba, que em dezembro passado ganhou sua mais recente reforma, com foco na infraestrutura dos serviços de produção de alimentos. Mas, apesar da nova ala construída com aspecto moderno, o local não deixou de lado as características do prédio original, inaugurado em 1958.

Os 14 restaurantes e lanchonetes foram reformados e redistribuídos entre a praça de alimentação já existente e a nova ala. Agora a área de cada estabelecimento tem no mínino 70 metros quadrados e a capacidade da praça de alimentação passou de 600 para 1,3 mil lugares, para comportar a média de 65 mil pessoas que passam pelo local semanalmente. “O objetivo foi requalificar o Mercado Municipal e agora a condição de preparar o alimento melhorou”, destaca o chefe da unidade de mercados da Secretaria Municipal de Abastecimento, José Carlos Koneski.

Os trabalhos, no entanto, ainda não foram totalmente concluídos, o que só deve acontecer em março deste ano, depois de finalizados os últimos ajustes, como na parte elétrica, instalação de ar condicionado e sistema de ventilação. Outra novidade será o funcionamento de 106 câmeras de monitoramento em todo o mercado. Antes a instalação dependia da iniciativa de cada lojista. Além disso, a segunda fase da reforma prevê a construção de uma garagem prevista para terminar até 2014, mas depende dos encaminhamentos da nova gestão.

Orgânicos
Além das bancas de frutas, verduras, bebidas e outros produtos, o Mercado de Orgânicos é outra atração do Mercado Municipal. Para Koneski, depois de dois anos “críticos”, a estrutura inaugurada em 2009 comemora sua estabilização no mercado curitibano. “É um centro de referência em orgânicos e um projeto inovador que agora está se consolidando”, avalia. São mais de mil produtos certificados com o selo de produto sem agrotóxico nem aditivos químico comercializados em 22 lojas.

 

Produtos à granel, como antigamente
Enquanto a reforma do Mercado Municipal aposta na modernidade dos novos ambientes, alguns comerciantes ainda fazem questão de manter os hábitos do primeiro ano de funcionamento do local, que junto com os sabores tradicionais da região também apresenta para os consumidores produtos exóticos.

Os paralelepípedos originais dos corredores já foram substituídos, mas o comerciante Osvaldo Cardoso Vieira, 86, no mercado desde a inauguração do local, faz questão seguir com as tradições. Em sua banca de frutas, produtos importados e grãos, os sacos com os produtos continuam dispostos para a venda à granel, pesados no momento da compra. “É importante manter a tradição para as coisas não ficarem esquecidas. Assim as novas gerações sabem como era o passado”, diz. Apesar da idade ele ainda faz questão de trabalhar diariamente. “Trabalho com clientes, amigos, é isso que me atrai ao mercado todos os dias”. Junto com a esposa, Vieira também levou os filhos para trabalhar no local e hoje comanda três lojas.

E não são só os comerciantes que mantêm a tradição no Mercado Municipal. Os clientes também cultivam o hábito de fazer compras no local, como a professora aposentada Elaine Salvador Vidal, 69, consumidora há mais de 36 anos. “Venho toda a semana, aqui é o meu point”, diz ela que gostou da reforma. “Tem que ser assim, não podemos parar no tempo”.

 

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/640843/?noticia=MERCADO+MUNICIPAL+MANTEM+SEU+CHARME+TRADICIONAL