Bicharada na igreja

Tribuna | 04 de outubro de 2012 | Foto: Marco Lima

Desta vez o cachorro não entrou na igreja só porque a porta estava aberta. Ontem os bichos foram bem-vindos no Santuário Nossa Senhora do Carmo, que realizou a bênção dos animais em homenagem ao Dia de São Francisco de Assis, comemorado hoje. Cachorro, gato, pássaros e peixes não ficaram de fora das orações feitas durante todo o dia, que pediram saúde e proteção aos bichos de estimação. As novenas de quarta-feira ficaram ainda mais animadas com os latidos dos cães que acompanharam as rezas dos padres e fiéis. Cerca de 13 mil pessoas passaram pela igreja entre 7h e 19h, a maioria moradores do bairro.

A corretora de imóveis Cleonice Bonfin Bertolazo, 52, antecipou o atendimento dos clientes para conseguir levar seu beagle à igreja. Ela participa das bênçãos há quatro anos e ontem pediu mais proteção ao bicho, que se recupera de uma pancreatite. “Ele quase morreu e quero agradecer”, diz. A empresária Marta Kozesinski e seu marido Rogério levaram o gato persa e o cão cocker da família também pensando na saúde. “O gato está doente e vim pedir proteção no tratamento”, conta Marta.

Pela primeira vez na missa dos animais, Sandra de Fátima Fabian, 36, e seu marido Noel de Oliveira, 65, levaram duas calopsitas para receber as bênçãos. “Também temos que pedir ajuda para proteger os bichos”, explica ela. A dona de casa Maria Wernisky, 59, fez sua estreia na missa acompanhada por seu yorkshire. Até então ela ainda desconfiava de que os bichos pudessem entrar na igreja. “Minha mãe sempre vem e comentou comigo que podia trazer os animais, mas eu achava que eles ficavam do lado de fora e o padre ia até eles para a bênção”.

Questão de fé
Para o padre Volnei Carlos de Campos a bênção dos animais é uma possibilidade de pedir proteção aos bichos, que foram muito protegidos por São Francisco de Assis. “Ele foi um dos que mais amou a ecologia e os animais e não permitia que nenhum fosse sacrificado. Deixamos os bichinhos entrar porque eles também são criaturas de Deus”.

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/628330/?noticia=IGREJA+DO+CARMO+REALIZA+BENCAO+DOS+ANIMAIS