Aquecimento pelo piso

Sistemas de calefação pelo piso aquecem todo ambiente e utilizam o conceito do “ar quente sobe”. Com o inverno chegando, é uma boa opção para manter a casa sempre “quentinha”

Gazeta do Povo | 23 de maio de 2010 | Foto: Divulgação Hotfloor

A queda nas temperaturas com o inverno se aproximando quase dobra a procura por “pisos aquecidos”, estimam as empresas consultadas pela reportagem. Além do uso de ar condicionado ou aquecedores, o consumidor também pode escolher o sistema de calefação pelo piso para o conforto térmico nos ambientes.

Esses sistemas aquecem todo o ambiente a partir do piso, que consequentemente também fica aquecido e estende a sensação de conforto térmico. “É um sistema de irradiação de calor que usa um conceito simples da física: ‘o ar quente sobe’”, ex­­plica o arquiteto e diretor técnico da Ambiente Sistemas de Calefação, Pedro Ernesto Zanon.

Os equipamentos responsáveis pela produção de calor ficam instalados entre a laje e o piso. O consumidor escolhe a temperatura que deseja ter em seu ambiente por um termostato analógico ou digital, que fica ligado a esses equipamentos e transfere a potência necessária para a geração do calor. Os sistemas podem ser abastecidos por energia elétrica, como os modelos Eurocable e HotFloor, ou com água quente.

Qualquer ambiente pode acomodar o sistema, sem restrições para áreas molhadas, como boxes ou banheiras. O sistema também permite a instalação em vários tipos de pisos, como mármore, granito, carpete, laminado, porcelanato ou madeira.

A instalação desse sistema traz pouca interferência se realizada durante as obras de construção da casa ou apartamento. Caso a opção pela calefação através do piso seja feita após a finalização das obras, é preciso quebrar o piso para a instalação do sistema. “Ainda não temos a cultura da calefação. As pessoas constroem casas legais, com pedras fantásticas, mas esquecem de aquecer, isolar a casa. Depois precisamos quebrar e refazer todo o piso”, diz Zanon.

O sistema Eurocable prevê a instalação dos equipamentos em todo o cômodo que terá aquecimento pelo piso. Em média, o valor do metro quadrado varia entre R$ 80 e 130. A HotFloor não utiliza todo o piso para a instalação do sistema e determina o valor do produto de acordo com a potência utilizada em cada ambiente. A média de consumo de energia da HotFloor fica em aproximadamente 30 watts/hora por metro quadrado. “O aquecimento pelo piso é uma alternativa sustentável ao ar condicionado. Ele não faz a movimentação do ar e não gera resíduos”, ressalta o coordenador de projetos da HotFloor, Christiano Matheus Costa.
Funcionamento
Cada cômodo possui uma instalação individual, com termostato para definição da temperatura local. A potência utilizada pelo equipamento é determinada a partir de uma série de fatores referentes a cada espaço e que influenciam no aquecimento: área do ambiente, orientação solar, altura do pé direito e janelas.

Uma vez ligado, o termostato funciona para que o ambiente fique com a temperatura definida pelo cliente. Quando a temperatura é alcançada, o sistema desliga automaticamente e volta a funcionar caso ocorra perda de calor. Dessa forma, o consumo de energia elétrica é constante e não demanda mais potência para aquecer novamente todo o cômodo.

Segundo os responsáveis pelos sistemas, não há nenhuma manutenção a ser feita. O único cuidado que o cliente deve ter é com possíveis perfurações do piso, que podem atingir os cabos responsáveis pelo aquecimento e afetar o funcionamento do sistema. Nesses casos, equipamentos identificam onde ocorreu a perfuração e a manutenção é local, ou seja, realizada em uma área pequena, sem a necessidade de remover todo o piso.

“Indico para meus clientes o uso da calefação pelo piso porque aquece todo o ambiente e pode ser colocado em vários tipos de revestimento. O ambiente fica confortável e aconchegante, sem causar desconforto como o ar condicionado. Além disso, não precisa se preocupar com manutenção”, comenta a designer Luciana Baggio.

Para calefação pelo piso com água quente, o termostato é ligado a um gerador de água quente abastecido à gás, como os utilizados em chuveiros, para definir a potência do sistema, e a uma bomba para a captação da água que irá correr por baixo do piso e aquecer o ambiente. O valor do metro quadrado fica em aproximadamente R$ 250 e para compensar o investimento nos equipamentos, recomenda-se a instalação em pelo menos cinco cômodos, diz o gerente comercial da Água Quente, Fernando César de Oliveira.
Benefícios
O industriário Virgílio Maro Sperandio planejou a instalação do sistema de calefação pelo piso em sua casa há dois anos, antes de iniciar a construção. Ele optou pelo produto elétrico após fazer uma pesquisa sobre todos os sistemas disponíveis no mercado e destinou 5% do valor da obra para a instalação. “Instalei em 90% da minha casa e estou bem satisfeito. Abri mão de uma piscina, mas um item de conforto que não quis tirar da minha casa foi a calefação.”

Ele conta que não tinha calefação em casa, mas percebeu os benefícios que o sistema traz quando morou alguns anos nos Estados Unidos. “Lá, senti a diferença entre ter e não ter o sistema dentro de casa. Hoje durmo com um cobertor fino e tomo banho sem lamentação por causa do frio”, diz. Em dois anos de uso, Sperandio passou por invernos em que fora de sua casa os termômetros marcavam -3°C e dentro, 22°C. “No primeiro inverno a instalação já valeu a pena. Tive um acréscimo de aproximadamente 15% na conta de luz, o que é perfeitamente viável”, diz.

Antes de instalar o sistema em todos os cômodos do apartamento onde mora, a decoradora Izaura Muller contava com a calefação pelo piso apenas no banheiro. Ela optou pelo sistema para avaliar o produto que indicava a seus clientes e percebeu o conforto térmico que o produto traz. “Era maravilhoso. Tinha vontade até de dormir no banheiro”, lembra. Depois que mudou de apartamento, Izaura optou pelo sistema em toda a casa. “Dentro de casa fico com roupa de verão no inverno. O interessante é que o equipamento liga e desliga automaticamente. É um custo a mais na conta de luz que é compensado pelo conforto.”

Água Quente – Rua Tibagi, 927, Centro. Fone: (41) 3224-2305.Ambiente Sistemas de Calefação – Rua 21 de Abril, 551, Alto da Glória. Fone: (41) 3262-8744.HotFloor – Rua Gutemberg, 425, Batel. Fone: (41) 3343-3003.
http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=1005356&tit=Aquecimento-pelo-piso