Decoração dos cinco sentidos

Mostra Inove apresenta quatro ambientes que estimulam as sensações, fazendo uma releitura dos estilos moderno, natural, clássico e vintage

Gazeta do Povo | 23 de maio de 2010 | Foto: Flávio Ribeiro/Divulgação

A mostra da coleção 2010 da Inove Decoração+Design propõe uma série de experiências que estimulam os cinco sentidos. A proposta dos ambientes criados é alinhar o perfil da pessoa ao estilo de morar por meio das sensações que cada espaço traz.

Quatro profissionais projetaram ambientes com releituras dos estilos: novo moderno, natural ambiental, clássico revisitado e vintage contemporâneo. “Criamos os ambientes para ver o que mais emociona cada pessoa e define seu estilo. Trouxemos isso para a decoração porque muitas vezes a pessoa não consegue se ver, não se identifica com o ambiente. Quando consegue tudo isso, ela vive melhor e mais feliz, porque se sente bem quando o ambiente reflete o seu jeito de ser”, afirma a diretora da Inove, Eviete Dacól.

Ela ressalta ainda que entre todos os ambientes um estilo sempre predomina na escolha do cliente. A criação desse estilo na casa do consumidor pode ser adaptado e incrementado ao seu gosto com elementos presentes nos demais. “Fica mais fácil de criar o projeto com o profissional.”

Em cada ambiente, os profissionais mesclam característica dos estilos com tendências atuais. A preocupação com o meio ambiente e os recursos naturais – com grande força no mercado da decoração – é marcante na criação de Varínia Schwartz. Ela segue tendências da sustentabilidade, com o uso de madeira de demolição, fibra sintética no mobiliário e com o toque de produtos artesanais, criando a sensação de aconchego. O ambiente vintage (também uma forte tendência na decoração), de Jorge Elmor, faz um resgate dos estilos das décadas de 1930 a 1970 junto a estampas modernas e predomínio de picnic e xadrez, trazendo uma sensação romântica.

O ambiente moderno criado por Claudia Guérios destaca a praticidade e o requinte com o uso de cores neutras, texturas e transparências. O ambiente, de Carla Kiss, faz uma releitura do clássico com móveis e objetos acompanhados por acabamentos contemporâneos.

Além de sentir cada ambiente, os visitantes da loja podem fazer um teste que identifica o estilo de acordo com as preferências relacionadas a personalidades, destinos de viagens, acessórios, roupas e passeios.

O conceito presente na coleção da Inove segue as tendências apresentadas no 49.º Salão Internacional do Móvel de Milão. A equipe da loja se inspirou nas novidades para inserir na coleção o uso de texturas e tecidos naturais, a interferência de artesanato, que personaliza os mobiliários, e a opção por cores vivas em composição com madeira natural. “Em Milão, sentimos que os espaços não foram montados apenas para mostrar os produtos, mas para sentirmos o aconchego e fazermos leitura dos ambientes pelas sensações. O objetivo era que a pessoa que estivesse ali se sentisse sentada no sofá que estava exposto”.
Produtos
Entre os ambientes da coleção, a Inove lançou produtos inspirados em cada estilo. O modelo clássico é a mesa de jantar Elizabeth, que tem os pés em aço pintado e tampo em laca brilho, e a cadeira Louis, com pés em madeira e assento e encosto em couro natural prensado. O estilo natural tem a chaise Marina, feita de fibra natural de bananeira, e o vintage traz o sofá cubo, com três lugares, feito em veludo de fibra natural. As cadeiras Miss You, produzidas por meio de um processo de moldagem bicolor por policarbonato, fazem parte do estilo moderno, composto por transparências e linhas retas.
http://www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=1005369&tit=Decoracao-dos-cinco-sentidos