De coração aberto

Tribuna Regional – São José dos Pinhais | abril de 2015 | Foto: Gerson Klaina

Desde o começo do ano, algumas noites de sábado são bastante especiais para o casal Joelma e Silvio Zequinão. Tudo por causa do projeto Vida no Prato, que eles mesmos criaram para organizar a entrega de refeições a moradores de rua de São José dos Pinhais e Curitiba. Por enquanto, a iniciativa acontece em apenas um sábado do mês, mas com o envolvimento de novos voluntários e com doações de alimentos cada vez maiores, o sonho de fazer as entregas semanalmente está cada vez mais próximo.

A ideia surgiu durante a ceia de Natal do ano passado. Os dois conversaram sobre iniciativas de doações a pessoas carentes, que aumentam bastante nessa época. “Foi então que pensamos, ‘no resto do ano ninguém come?’. Há muito tempo eu tinha vontade de fazer alguma coisa assim, mas não tive iniciativa antes”, conta Joelma, 48, que trabalha como confeiteira.

A data marcada para a primeira entrega foi o dia 14 de janeiro e contou apenas com a presença do casal, além de doações feitas por pessoas próximas à família Zequinão. No carro, os dois levaram 20 marmitas de isopor, para não queimar a mão dos que as receberiam, garfo e colher, além de uma garrafinha com suco natural. No cardápio, arroz, feijão, macarrão e salsicha no molho, junto com disponibilidade para ouvir o que os beneficiados tinham a falar.

Além de emocionar Joelma e Silvio, que tiveram a certeza de estarem no caminho certo, a primeira entrega já cativou voluntários para os encontros seguintes. Entre o primeiro encontro, em janeiro, e o último, que aconteceu na semana passada, a estrutura passou para 60 marmitas entregues por grupos de voluntários distribuídos em três carros.

“Muitos acreditam que voltamos das entregas realizados, mas voltamos sabendo que temos muito mais a fazer, que atendemos apenas uma pequena parte das pessoas que moram nas ruas. Na entrega de março, distribuímos 40 marmitas em 20 minutos. Foi muito rápido, mostra que tem muita gente que precisa”, observa Silvio. “Agora que percebemos quantas pessoas estão nas ruas”, completa Joelma.

 

Muito além do estômago
A vontade que os moradores de rua têm de conversar com os voluntários também chamou a atenção de Silvio e Joelma. Mais do que receber as refeições, o casal percebeu que os beneficiados também carecem de atenção e disponibilidade. “Na maioria das vezes eles querem conversar e nós não saímos para julgar ninguém, o que a pessoa quiser falar, a gente ouve”, destaca Silvio, que se emocionou ao lembrar de um dos garotos atendidos que, em silêncio, comeu a refeição ao mesmo tempo em que chorava. “É muito emocionante”, comenta.

Para o casal, o projeto nada mais é do que o cumprimento de seus papéis como cidadãos. “Não podemos ficar na dependência do governo. Não é missão religiosa nem nada, é questão de ajudar, de solidariedade”, afirma Joelma, que acredita que a “boa vontade” é fundamental.

O grupo se organiza pelas redes sociais. É possível fazer contato pela página Vida no Prato (www.facebook.com/nooprato), no Facebook. Além de recrutar voluntários para a realização das entregas, o casal também aceita a doação de alimentos.

 

http://cacadores.parana-online.com.br/sao-jose-dos-pinhais/de-coracao-aberto/