De graça e pra todos

Tribuna Regional – Portão | abril de 2015 | Foto: Ciciro Back

Os portões abertos e a fachada colorida se transformam em apenas um detalhe quando se conhece mais de perto todo o acolhimento realizado na casa localizada na Rua Vieira Fazenda, no Portão. Ali tudo foi criado para fazer com que o visitante se sinta em casa, já que ela é sua! É o que faz questão de reforçar a idealizadora do projeto, Verônica Rodrigues.

O espaço A Casa É Sua se tornou um centro cultural e de empreendedorismo social há nove meses e reúne diversas iniciativas que envolvem a comunidade sem cobrar nada a seus participantes. “Aqui é um espaço de convivência e eu sempre faço uma provocação: qual sua responsabilidade para fazer a diferença no mundo? A responsabilidade é sua, pois o coletivo depende da ação do indivíduo”, comenta Verônica, que além de agitadora cultural, trabalha como atriz e professora de teatro.

Economia
A iniciativa investe na descentralização cultural. A estratégia, porém, é fazer com que os artistas desenvolvam seu próprio mercado por meio da economia criativa, pensando em outras formas de relações de troca, além do dinheiro. É assim, inclusive, que muitos parceiros e colaboradores se envolvem em projetos como os festivais que acontecem a cada nova estação: em troca de sorrisos.

O desenvolvimento da comunidade e transformação social pelos próprios cidadãos também fazem parte do projeto, por meio da arte e da educação integral do ser humano. Desta forma, são realizadas diversas ações junto ao Clube de Mães Dom Orione, na Comunidade Portelinha e com crianças da vizinhança, que participam de aulas de teatro e música. “Conseguimos muitas coisas em nove meses”, comemora Verônica. Grande parte da mobilização do A Casa é Sua acontece pelas redes sociais: www.facebook.com/acasaesuaeducacaoearte.

 

Doações
Com diversos projetos em andamento e recebendo iniciativas e pessoas de toda a cidade em troca de sorrisos, o projeto A Casa É Sua precisa de ajuda para a manutenção do espaço. Por isso, Verônica e seus colaboradores disponibilizaram uma ferramenta para arrecadar recursos para as despesas da casa (conta de luz, água, internet), além de ajuda de custo para os colaboradores. O objetivo é conquistar 300 doadores que colaborem com R$ 20 mensais. Mais informações pelo telefone (41) 3501-5662 ou no link https://unlock.fund/pt-BR/unlockacasaehsua

 

http://cacadores.parana-online.com.br/portao/a-casa-e-sua/