Não espere pela mega

Tribuna | 24 de dezembro de 2014 | Foto: Divulgação

Uma entre 50.063.860. Esta é a chance de acertar os números da Mega Sena da Viarada e, para alguns, resolver todos os problemas financeiros ou realizar os sonhos que parecem distantes. Mas mesmo com a possibilidade remota de se tornar um milionário da noite para o dia, especialistas garantem que qualquer um pode se livrar das pendências financeiras no novo ano. Isto depende do controle no orçamento e de disciplina.

A poucos dias para começar 2015, ainda dá tempo de investir na educação financeira. “No começo do ano a pessoa tem que fazer um planejamento orçamentário para o ano inteiro. Se programar para saber onde e com o que vai gastar”, orienta o professor de Finanças e Empreendedorismo da FAE Centro Universitário, Samir Bazzi.

Mas apesar das orientações dos especialistas, o que acontece na prática é diferente. “Normalmente as pessoas não fazem o planejamento, não se preocupam. Primeiro gasta o dinheiro e depois ela vê. Mas é importante fazer o planejamento anual. Além de ver a viagem do fim do ano também é importante criar um fundo de reserva, deixar um dinheiro guardado para alguma eventualidade, mas poucos fazem isso”, reforça.

Entre os erros mais comuns com o orçamento na virada do ano estão os gastos com festas e presentes, que na maioria das vezes não é programado. “A maioria pega o 13.º salário e o dinheiro das férias e sai gastando, não se preocupa com o que vem pela frente”, diz. Também é importante lembrar das contas que chegam com o ano novo, como compra de material escolar, mensalidades e tributos (IPTU, IPVA e outros). “Quem já enfiou o pé na jaca agora tem que arcar com as consequências, pagar o que gastou a mais, mas também colocar no papel, fazer a previsão, os planos para o futuro”, indica o professor.

 

Ilusão
Para o educador financeiro e presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, deixar a solução de todos os problemas relacionados ao dinheiro apenas com a bolada da Mega Sena é uma “autossabotagem”. “A pessoa joga a reestruturação de seu futuro em um hobby, em uma probabilidade muito pequena. Não dá pra arriscar se você quer um 2015 melhor”, argumenta.

De acordo com Domingos, toda a família precisa se envolver no planejamento orçamentário e também na avaliação do ano que passou, pensando sobre as conquistas e os novos planos. “Precisamos fazer com que as pessoas olhem pra frente. Este é um ótimo momento para passar por esse processo e sair da demagogia, senão o que está ruim vai ficar pior. Mesmo sendo raros os que ganham na Mega Sena, é possível conseguir realizar os sonhos”, provoca.

 

http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/849722/?noticia=LOTERIA+NAO+E+A+UNICA+SOLUCAO+PARA+OS+PROBLEMAS+FINANCEIROS