Os entendidos de futebol

Tribuna | 25 de junho de 2014 | Foto: Brunno Covello/SMCS

A Copa do Mundo continua sendo assunto diário nas linhas de ônibus por aí. Depois das primeiras partidas da seleção brasileira, os passageiros se transformam em ‘técnicos‘ e manifestam suas opiniões sobre o desempenho dos jogadores. Em algumas situações, na verdade, é melhor nem tentar entender todos os ‘cálculos‘ feitos por aí. Pessoas como eu, que não estou muito ligada nos pontos de cada seleção e das relações entre os grupos, ficam mais perdidas ainda…

Foi o que aconteceu ainda antes do jogo do Brasil contra o México. Na semana passada duas passageiras, mãe e filha, tentam entender os cálculos para a classificação (naquele dia ainda incerta) da seleção canarinho e seus adversários.

‘Para o Brasil é melhor que Camarões perca, né?‘ Perguntou a garota ao cobrador. Como ela falava bem alto, foi fácil acompanhar o papo. Na sequência ela já foi tentar explicar toda a dinâmica para a mãe, que não prestava atenção nenhuma nas divagações da filha. Nisso se passaram pelo menos 10 minutos de explicações em voz alta. Confesso que não entendi os cálculos nem sei se tinha algum nexo o raciocínio da moça.

 

Os cones da seleção
Já o papo que ouvi ontem foi diferente. Me pareceu que a menina entendia bem de futebol e ainda sabia mais do assunto que os dois amigos que a acompanhavam, ou então só repetia o que ouviu nos inúmeros programas com comentaristas… Ela fazia uma análise da partida do Brasil na última segunda-feira:

‘O Felipão sofre. Ele fala pros jogadores marcarem, mas eles ficam parados, são os cones da seleção. Coitado do Felipão‘, analisou. Ela tinha também uma análise individual de alguns craques:

– Felipão teve que tirar o Neymar porque ele tava perdendo a cabeça com os jogadores de Camarões.

– O Fred tava que nem o Freddie Mercury com aquele bigode, mas é outro molenga. Só fez o gol porque estava na frente.

– E o Hulk só joga nos outros times. Na seleção ele não existe.

– Nessas horas o Felipão tem que colocar o Fernandinho, não sei por que está esquentando o banco de reservas. O Maicon também, ele sabe bater escanteio, mas só colocam o Neymar‘.

 

http://www.parana-online.com.br/colunistas/papo-de-busao/103541/OS+ENTENDIDOS+DE+FUTEBOL