Copa no aeroporto

Tribuna | 25 de junho de 2014 | Foto: Ciciro Back

Ter que esperar por um voo não é desculpa para deixar de assistir os jogos da Copa do Mundo. Torcedores a caminho dos jogos ou pessoas com viagem marcada para horários próximos às partidas podem acompanhar todos os lances da competição no próprio Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Durante o mundial está em funcionamento a Fun Zone, um espaço ao lado da área de desembarque doméstico criado para receber torcedores e até mesmo acomodá-los entre uma viagem e outra. “Os visitantes estão gostando bastante, temos uma área de lazer com jogos, videogame e as pessoas também podem descansar”, explica o supervisor Evandro Dias, 27. No local estão também à disposição máquinas para a compra de água e lanches, além de totens para checkin e sofás.

A área está em funcionamento 24 horas por dia com monitores à disposição em todos os turnos. Em média o local recebe 1,5 mil visitantes diariamente, com maior fluxo nos horários de jogos, especialmente da seleção brasileira, ou logo após os desembarques. O levantamento total de visitantes que circularam pelo aeroporto ainda está em produção pela Infraero, que junto com a Caixa Econômica Federal é responsável pela iniciativa.

“É a primeira vez que temos contato com tantas culturas. Isso agrega muito conhecimento”, afirma o supervisor. Dias afirma que as visitas estão tranquilas, mas conta que um visitante equatoriano foi o que mais chamou a atenção. O rapaz, que se dizia da área de imprensa, dormiu no espaço durante três dias. A Polícia Federal considerou a atitude do homem suspeita e recomendou que ele deixasse o aeroporto.

Além dos grupos que se reúnem durante as partidas, o movimento de passageiros que aproveitam o espaço para relaxar é grande. Muitos chegam a cochilar enquanto aguardam seus voos. Deitado no tapete que simula um gramado, o australiano Evan Scantleton, 26, acompanhou a desclassificação da Itália e também assistiu a partida entre Japão e Colômbia. Saindo de Curitiba depois de assistir sua seleção em campo, ele contou que chegou ao aeroporto às 13h, mas seu voo para o Rio de Janeiro só seria às 19h. “Isso foi muito útil e todos aqui nos ajudaram bastante”, disse que ele que também classificou como incrível a festa de segunda-feira na Arena da Baixada, apesar da desclassificação do time.

O casal William e Vilma Mills também aproveitou o tempo de espera para o voo de volta a Londrina para descansar na Fun Zone. Os dois voltavam de Brasília, onde assistiram a partida da seleção brasileira. Fanático por futebol, William assistiu aos jogos da tarde enquanto a esposa cochilou. “Foi corrido e tivemos conexões longas, mas aqui é um ambiente muito gostoso, confortável, excelente para o torcedor”, disse o diretor financeiro. “Se não tivesse este espaço estaríamos em uma mesa de restaurante procurando por uma tomada”, completou a chefe de cozinha.

“Ver a seleção foi emocionante, gostei bastante. O hino foi o momento mais emocionante”, revelou Vilma. Além da partida de segunda-feira William já tinha visto no estádio um jogo da seleção, mas garantiu que presenciar uma Copa do Mundo é mais especial. “É uma experiência única”. A visita ao espaço pode se repetir em breve. William já garantiu ingressos para a semifinal da Copa, mas ainda está tentando comprar o bilhete para sua companheira.

Eles estão chegando
Identificados com camisas de sua seleção, alguns torcedores russos já circulavam pelo aeroporto na tarde de ontem. Entre eles estava Pyetr Serguei, 32, acompanhado de seu pai. Os dois ficarão em Curitiba por dois dias para assistir a partida amanhã e conhecer os principais pontos turísticos. “Queremos ir ao Jardim Botânico e ao Museu Oscar Niemeyer”, contou o rapaz.

 

http://cacadores.parana-online.com.br/rmc/copa-no-aeroporto/