Justiça seja feita no busão

Tribuna | 27 de novembro de 2013 | Foto: Brunno Covello/SMCS

O relato de hoje é da amiga e colega de redação Ana Carolina Bendlin, que assim como eu fica morrendo de raiva quando alguém entra no ônibus pelas portas 2 ou 4, sem pagar a passagem:

Quem costuma andar de ônibus com frequência já viu a cena muitas vezes. O ônibus para no tubo, e aí, pela janela, você vê um ou, às vezes, até dois ou três rapazes entrando no veículo sem pagar, subindo nele por fora do tubo, pulando pelas catracas correspondentes às portas 2 e 4, que deveriam ser usadas apenas como saída. Aquela situação típica, que sempre despertou em mim uma certa revolta e sensação de impotência – afinal, você está pagando a passagem com o dinheiro suado do trabalho, alguém quer usar o mesmo serviço sem custos e ninguém faz nada.

Mas um dia alguém tinha que fazer algo em relação a essa situação! E foi exatamente o que aconteceu esses dias. Logo depois de sair de um dos tubos do trajeto feito pela linha Santa Cândida – Capão Raso, o ônibus parou de novo. E o motorista, todo raivoso, levanta do seu lugar e fala bem alto: ’Ô rapaz, pra fora já!’. Fiquei, assim como os outros passageiros, procurando a pessoa com quem ele estava falando, até que identifiquei um rapaz com os chinelos nas mãos vindo para a frente do veículo, onde eu estava.

’Você mesmo, encostado na porta 2, pra fora já!’, repetiu o motorista, ao que o rapaz respondeu: ’Mas eu só vou até a próxima estação’, logo recebendo mais uma resposta atravessada: ’Então que tivesse pagado! Ou vai a pé! Desce agora’. E abriu a porta de emergência do ônibus, por onde o rapaz saiu. Apesar de me sentir um tanto quanto constrangida com a situação, por dentro, finalmente senti que a justiça tinha sido feita. Ao menos uma vez. É claro que isso vai continuar acontecendo, mas pelo menos naquele dia, a justiça foi feita”.

 

Participe!
Você também tem uma história de busão para contar? Envie um email para carolinab@tribunadoparana.com.br e veja sua história nas próximas colunas.

 

http://www.parana-online.com.br/colunistas/356/99949/?postagem=JUSTICA+SEJA+FEITA+NO+BUSAO