Tribuna chama detetive

Tribuna | 02 de março de 2013 | Foto: Marcos Borges

Mesmo contando os dias para sua aposentadoria, o detetive Altamira Bezerra não vai escapar de mais um trabalho: divertir as páginas da Tribuna diariamente. A partir da próxima segunda-feira (04/02) estreia “As Aventuras de Altamira Bezerra”, quadro de humor com o detetive bonachão que ganha vida nos traços do cartunista Tiago Recchia e irá estampar a página Triboladas.

“É um delegado que está quase se aposentando, mas tem valores questionáveis para solucionar um crime. Ele acha as leis frouxas e faz o seu jeito prevalecer na aplicação delas. É conservador e não gosta de atirar, só faz isso pra ajudar o cartunista com alguma onomatopeia”, apresenta o cartunista, que volta para a Tribuna depois de oito anos. A marca registrada de Bezerra será o inseparável chiclete, que substitui o vício por cigarro.

Literatura
Recchia conta que a inspiração veio da literatura policial, entre eles os autores Arthur Conan Doyle, Dashiell Hammett, George Simenon, Raymond Chandler, além de Nelson Rodrigues e o curitibano Dalton Trevisan. “Me inspiro também em amigos advogados e delegados, no dia a dia deles. É um assunto de segurança pública, mas vou primar pelo bom humor, ele vai transitar por um ambiente mais relax, brincalhão”, diz ele que considera o novo projeto um “respiro” em relação à charge Los 3 Inimigos, atualmente publicada no jornal Gazeta do Povo. “Assim posso trabalhar antecipado, não preciso ficar ligado ao dia a dia, como faço com o futebol”, explica, sem descartar a abordagens de situações factuais.

Animado com o projeto, o diretor de redação do jornal, Rafael Tavares de Mello, também destaca a exploração do humor. “A Tribuna aborda muito conteúdo policial e é especialista nisso. Agora vamos trabalhar de uma forma mais brincalhona e descontraída”, afirma. Dartagnan, o editor da Triboladas, está animado com a novidade. “Achei super legal. O Tiago nasceu aqui e tem o espírito da Tribuna”, comentou.