Denúncia popular

Tribuna | 07 de março de 2012 | Foto: Divulgação

A interdição de supermercado na segunda-feira mostra que a população tem papel fundamental em denunciar estabelecimentos comerciais que não apresentam cuidados com a higiene nem com a qualidade dos produtos oferecidos. Foram os consumidores que reclamaram à Vigilância Sanitária as más condições do local, colocando os setores de supermercados, restaurantes, padarias e açougues entre os mais denunciados na cidade.

No ano passado, o órgão público recebeu 4.646 denúncias pela ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde e pela Central 156. Destas, 2.660 foram referentes às situações ambientais, como criação de animais, focos de mosquitos da dengue, estoque lixo e água. Mais de 1.500 registros reclamavam dos estabelecimentos que comercializam alimentos.

“Quem faz a verdadeira regulação do comércio é o consumidor. É muito importante que demonstre se aceita ou não as condições do local”, incentiva o diretor do Centro de Saúde Ambiental da secretaria, Luiz Antônio Bittencourt Teixeira. Ele orienta a população a procurar os órgãos de denúncia e evitar o contato direto com os dirigentes dos estabelecimentos, causando possível confronto.

Autuações
A população é muito atenta em relação às condições sanitárias dos estabelecimentos e tem participação efetiva nas denúncias, de acordo com Teixeira. As denúncias do ano passado, juntamente com as vistorias de rotina da secretaria, resultaram em 9.240 autuações, com 6.800 termos de intimações, 2.215 infrações e 225 interdições. As penalidades variam de acordo com o caso e podem levar ao fechamento definitivo do estabelecimento em casos08/03 extremos de descaso com a saúde pública.

 

 

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/597593/?noticia=VIGILANCIA+SANITARIA+FEZ+255+INTERDICOES+NO+ANO+PASSADO