Itupava fecha para manutenção

Chuvas de março deixaram árvores caídas e piso escorregadio no trajeto original do caminho histórico

Gazeta do Povo | 26 de agosto de 2011 | Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo

Primeira rota que ligou o litoral ao planalto paranaense no século 17, o Caminho do Itupava passa por uma revitalização completa. As obras, que devem ser concluídas em aproximadamente 40 dias, atendem a uma antiga necessidade de manutenção, que foi agravada pelas chuvas do mês de março.

Num ano, cerca de 20 mil pessoas percorrem o caminho. Por ora, ele está interditado porque não oferece segurança aos visitantes. No percurso de 22 km, estão mais de 220 árvores caídas, folhas acumuladas na passagem, o que deixa as pedras úmidas e mais escorregadias. Além do risco constante de quedas, a condição aumenta o tempo de caminhada no trajeto para mais do que as seis horas normalmente estimadas.

Outra razão da interdição do Itupava é o risco de depredação do patrimônio natural. Os obstáculos pelo caminho forçam os visitantes a procurarem rotas alternativas, que descaracterizam o trajeto original e a mata nativa. “O solo fica exposto e a força da água das chuvas cria focos de erosão e assoreamento. Isso prejudica também os córregos, a qualidade dos rios”, alerta o gerente do Parque Estadual do Marumbi Lothário Horst Stoltz Júnior, coordenador das unidades de conservação do litoral pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Pelo menos cinco rios representativos estão próximos à rota.

De acordo com o Stoltz, a última manutenção no Itupava foi realizada há um ano. Durante este período, os funcionários do parque ficaram encarregados de realizar obras pontuais, que não atendem a todo o trajeto nem situações mais críticas.

A demora na contratação de uma empresa que assumisse o trabalho de recuperação também atrasou a reabertura do Itupava. A vencedora foi escolhida por licitação pública. Por R$ 45 mil reais, a empresa deverá retirar a matéria orgânica do caminho (folhas, galhos e árvores), fechar as passagens alternativas que foram criadas para desvios nas áreas afetadas por árvores que caíram, retirar lixo, recuperar pontes e limpar as calhas de drenagem que diminuem a velocidade da água. As obras começaram na segunda quinzena de agosto. “Assim garantimos segurança e melhor atendimento aos nossos visitantes”, afirma o diretor de biodiversidade e áreas protegidas do IAP, Guilherme de Camargo Vasconcellos.

 
Dicas de segurança para os visitantes do Itupava
O Caminho do Itupava ainda não foi reaberto, mas algumas dicas são importantes para os visitantes que desejam se aventurar pelo trajeto depois que ele estiver disponível

– Antes de começar o trajeto, realize o cadastro no início do Caminho. O cadastro é disponível para quem inicia a rota na Borda do Campo, em Quatro Barras, ou em Morretes. Além de servir como registro estatístico, o cadastro é uma ferramenta de segurança e controle dos visitantes.

– Caminhe em dias com boa visibilidade, sem nuvens e com sol.

– Evite caminhar sozinho.

– Utilize mochilas para acomodar seus pertences.

– Use roupas leves.

– Leve repelente, protetor solar e capa de chuva.

– Não esqueça a água e alimentos leves, como frutas e barras de cereais.

– Se possível, use bastões de apoio, que ajudam a manter o equilíbrio durante o trajeto. Não corte a vegetação para improvisar bastões ou cajados.

– O sinal dos aparelhos celulares é disponível apenas no Santuário Nossa Senhora do Cadeado, à beira da ferrovia, e em alguns trechos isolados. O indicado é desligar o aparelho para poupar bateria e ligá-lo apenas onde o sinal está disponível. “A bateria carregada pode fazer a diferença em caso de acidentes”, alerta o Gerente do Parque Estadual Pico do Marumbi, Lothário Horst Stoltz Júnior.

– Caminhe sempre pelo calçamento, evitando a abertura de caminhos alternativos laterais, pois isso provoca assoreamentos desnecessários e impactos à vegetação nativa.

– Leve lanternas, pilhas e baterias. Elas podem ser úteis caso a caminhada dure mais que o esperado.

– Não abandone seu lixo pelo caminho.

– Em caso de acidentes, garanta a segurança da pessoa acidentada e procure um ponto onde com sinal para telefonia celular.

 

Telefones úteis:
– Parque Marumbi: (41) 3462-3598
– Parque Serra da Baitaca (trailer da entrada do caminho em Quatro Barras): (41) 3554-1531
– Bombeiros 193.
Fonte: Lothário Horst Stoltz Júnior

 

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/litoral/conteudo.phtml?tl=1&id=1161860&tit=Itupava-fecha-para-manutencao