Tainha reina na festa e na mesa caiçara

Festa da tainha em Paranaguá ganha versão nacional e dá início à temporada do pescado

Gazeta do Povo | 27 de maio de 2011 | Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Neste ano, a Festa da Tainha de Paranaguá – de 25 de junho a 10 de julho – ganha sua primeira versão nacional. Além dos pescadores do litoral do estado, dezesseis municípios de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram convidados a participar do evento, que reúne quatro festividades: 26.ª Festa da Tainha, 34.ª Festa do Pescador, 3.ª Festa Regional da Tainha e 1.ª Festa Nacional da Tainha. A proposta é que todos “vendam seu peixe” e movimentem a região na época mais fria do ano, quando a captura da tainha em águas paranaenses é maior.

Antes mesmo de portar o título de evento nacional, a festa parnanguara registrava números grandiosos. No ano passado foram comercializadas 25 toneladas de tainha assada – prato típico da região – e 12 toneladas do peixe fresco. A expectativa para este ano é aumentar o volume em até 5 mil quilos. “Esta é a grande oportunidade de comercialização do peixe por todas as colônias do nosso litoral. Além disso, com a transformação da festa em um evento nacional, tentamos fazer com que o Sul do país também seja lembrado pela produção da tainha”, afirma o presidente da Fundação de Turismo de Paranaguá (Fumtur), Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima.

Paraná
Pelo menos dez colônias de pescadores da Baía de Paranaguá participam do evento. Também estarão na cidade os outros cinco municípios paranaenses produtores de tainha: Guaraqueçaba, Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. Sem cultura pesqueira, Morretes estará presente com seus produtos de artesanato.

Filé crocante
Outra possibilidade de preparo da tainha é o filé grelhado, prato preparado rapidamente. O chef Luiz Carlos Palmeira da Silva, do restaurante Bar do Victor, também aponta outra vantagem da receita: ela descarta apenas os espinhos, o couro e a gordura.

Ingredientes
Tainha cortada em filés
Manteira para untar a frigideira
Trigo
Tempero suave (limão e sal)

Modo de preparo
Deixe os filés da tainha marinados em um tempero suave por aproximadamente 10 minutos. Enquanto isso, aqueça a frigideira ou a chapa e unte com margarina.

Antes de colocar os filés no fogo, passe-os no trigo e tire o excesso, para evitar que o peixe grude na frigideira. Acomode os filés na frigideira quente e deixe dourar por aproximadamente 10 minutos. Não é preciso virar o peixe várias vezes, apenas dourar um lado e depois o outro. Uma dica do chef para se certificar de que a tainha já pode ser virada é observar os lados do filé, que cria uma camada dourada. Depois de dourado, o filé está pronto para ser servido. Acompa­nhado de farofa com frutos do mar, salada verde e arroz com brócolis.

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/litoral/conteudo.phtml?tl=1&id=1130475&tit=Tainha-reina-na-festa-e-na-mesa-caicara