Páscoa traz “refresco” para o comércio

Após a enchente de março, o movimento do feriado enche de esperanças os comerciantes do litoral. Mas os turistas precisam continuar descendo a serra para que o comércio se recupere

Gazeta do Povo | 29 de abril de 2011 | Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

O movimento no feriadão de Páscoa e de Tiran­dentes, na semana passada, trouxe um novo ânimo ao comércio do litoral paranaense, após as chuvas que castigaram a região. Nos quatro dias de folga, o movimento foi, em média, 40% superior ao registrado no carnaval e motivo de comemoração entre os comerciantes.

Números das organizações de empresários mostram que hotéis e pousadas atingiram a marca de 90% na ocupação. Os estabelecimentos comerciais e restaurantes também ficaram lotados – situação bem diferente da encontrada nos últimos dias. Na Ilha do Mel, o índice de hospedagem chegou a 98% e muitos restaurantes esgotaram seus mantimentos.

“O feriado superou as expectativas, o movimento foi bom em todos os municípios”, afirma o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), Carlos Cesar de Paula Gnata. Para ele, a visita dos turistas serviu para dar um novo estímulo aos comerciantes da região. “O resultado nos animou. Mostrou que o comerciante está preparado e consegue recuperar o movimento perdido”, diz.

No entanto, mesmo comemorados pelo setor empresarial, os bons resultados ainda não foram suficientes para eliminar os prejuízos acumulados desde março deste ano. A queda no movimento após as chuvas chegou a 95% em comparação ao mesmo período do ano passado. “Conseguimos ‘tapar parte do buraco’”, diz o presidente da unidade no litoral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – seção Paraná (Abrasel-PR), Manuel Alapont.

Fôlego
Para que o litoral siga em recuperação é preciso manter o fôlego dos últimos dias durante todo o ano, inclusive na baixa temporada. Desta forma, o empresariado local aposta em eventos e festas culturais que acontecem nos próximos meses, além de programas de descontos como o Passaporte Litoral (leia mais sobre ele na próxima página) para atrair os turistas.

Empolgado com a campanha de sensibilização dos turistas após as chuvas, o comércio pretende copiar o mesmo modelo de divulgação para o calendário de festas que ganhou âmbito regional. Já estão em andamento ações para as comemorações religiosas, como a de São Pedro, São João e do Divino. Em agosto, o Festival de Turismo do Litoral será o destaque da programação. O evento permitirá a capacitação ao empresário local e também será uma oportunidade de divulgar os destinos do litoral paranaense e seus produtos aos turistas.

Região sai fortalecida da tragédia
Em meio a tantos prejuízos causados pelas chuvas, um ponto positivo se destacou diante do cenário de destruição. Os municípios do litoral fortaleceram a rede de mobilização e cooperação para juntos impulsionarem o turismo durante todo o ano. Desde a segunda quinzena de março, pelo menos quatro encontros reuniram comerciantes, moradores, entidades de classe e representantes dos governos municipais e estaduais para discutir estratégias conjuntas de ação.

Além de solicitarem o repasse acelerado de recursos para os municípios afetados pelas chuvas, os representantes municipais estabeleceram uma campanha de regionalização do turismo no litoral, em que artesãos e comerciantes das cidades participam juntos das festas que irão acontecer no decorrer do ano. “Outra proposta é transformar as áreas atingidas em parques, para que fique a imagem do que aconteceu e ninguém se esqueça, mas continue investindo no litoral”, afirma o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, que também preside a Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa). A proposta ainda está em andamento.

Para os comerciantes, a mobilização dos municípios dá novo ânimo para projetos a curto e longo prazo. “Dentro da tragédia, passamos a nos unir mais, estamos todos lutando pela mesma causa”, diz a proprietária do restaurante Terra Nossa, em Morretes, Maristela Stopinski Robassa. Além de eventos que irão acontecer ainda em 2011, o empresariado do litoral também já se prepara para a Copa do Mundo de 2014, quando o Paraná irá sediar partidas entre as seleções e vai receber turistas de todo o mundo.

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