Descontos para atrair turistas o ano todo

Programa oferece preços especiais em vários setores do comércio para estimular a presença de visitantes durante a baixa temporada

Gazeta do Povo | 29 de abril de 2011 | Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

O programa de descontos Passaporte Litoral, que oferece preços diferenciados em produtos e serviços disponíveis no litoral paranaense durante a baixa temporada, é a grande aposta dos empresários para estimular os turistas a visitarem a região em todos os meses de 2011. A expectativa é grande, principalmente após as fortes chuvas que caíram no início de março e causaram redução significativa no movimento do comércio local.

O Passaporte Litoral foi lançado em outubro de 2010 com o objetivo de movimentar a orla paranaense durante todo o ano. Válida para o período entre março e novembro, a iniciativa vigorou apenas em novembro de 2010, tempo que não foi suficiente para apresentar a proposta aos consumidores.

A previsão é de que nos próximos meses cerca de R$ 6 milhões sejam oferecidos aos turistas em descontos de cerca de 10% em cada serviço. Por enquanto, 58 estabelecimentos – como pousadas e restaurantes – aderiram ao programa e preparam novidades para os turistas.

Para os comerciantes, a previsão de retorno é positiva. O presidente da Agência de Desen­volvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral), Carlos Cesar de Paula Gnata, estima que o passaporte movimentará cerca de R$ 50 milhões. “Lembrando que os descontos são aplicados sobre os valores de baixa temporada”, ressalta. Junto com a Adetur, participam do projeto o Sebrae/PR e a concessionária Ecovia.

Receita certa
A empresária Fátima Aguiar, proprietária do Restaurante Burguesia, no balneário Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, garante que o programa é uma receita que traz bons resultados. Ela conta que todo o projeto começou a partir de uma parceria que firmou com a Ecovia há alguns anos, quando seu restaurante era divulgado na revista da concessionária. “Tive um retorno muito bom. O movimento aumentou em 10% na baixa temporada”, lembra.

Em seguida, ela sugeriu à Adetur para estender a parceria a todo o litoral. “O litoral vive do turismo e assim conseguimos alavancar o movimento na baixa temporada. O turista pode vir. Ele irá usufruir de uma gama de atrativos.”

O sócio-proprietário do Restaurante La Bodeguita, em Matinhos, Sidney Agassi, também está confiante com o movimento gerado pelos consumidores do Passaporte Litoral. Ele afirma que, além dos descontos, o diferencial da proposta é a integração do ramo empresarial para promover uma ação conjunta de incentivo ao turismo. “Temos que nos unir.” Além disso, Agassi espera os clientes com novidades no cardápio, que contará em breve com pratos japoneses. “O passaporte é uma ótima ideia, vai atrair muita gente para o litoral”, acredita.

Ilha do Mel
A Ilha do Mel, um dos destinos preferidos dos turistas no Paraná, conta com o maior número de adesões ao programa. Entre as 58 empresas, 21 disponibilizam descontos na baixa temporada da ilha.

Oferecendo descontos de 10% nas diárias, o proprietário da Pousada e Restaurante Orquídeas, Marcos Gamper, espera aumento de pelo menos 30% nas hospedagens. “Estamos confiantes de que teremos muito movimento”, conta. Para isso, já prepara melhorias nas instalações da pousada e traz novos pratos para o restaurante. A principal novidade no cardápio será o barreado. “Aqui na ilha, só tem o meu barreado”, diz.

Até novembro, estão programadas diversas campanhas de divulgação do Passaporte Litoral para que a promoção seja usada durante toda a baixa temporada. Para isso, a Adetur busca novas parcerias para fazer o anúncio da proposta. Empresários, o governo do estado e o Ministério do Turismo estão na mira da associação.

Entenda como funciona o Passaporte Litoral:

– 60 mil passaportes foram impressos para serem distribuídos aos turistas. Eles estão disponíveis nos postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da concessionária Ecovia, localizados na BR-277.

– O turista pode usar cada promoção uma única vez em 58 estabelecimentos comerciais dos sete municípios do litoral, como bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, postos de combustíveis e outros. O desconto oferecido para cada serviço é de cerca de 10%.

– Após a concessão do desconto, o passaporte será carimbado pelo estabelecimento, o que inviabiliza a utilização da mesma promoção.

– O regulamento e a lista de estabelecimentos participantes do Passaporte Litoral estão disponíveis no site da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (www.adeturlitoral.com.br).

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/litoral/conteudo.phtml?tl=1&id=1120663&tit=Descontos-para-atrair-turistas-o-ano-todo