Adrenalina pura

Tribuna Regional – Cajuru | novembro de 2015 | Foto: Antônio More

Deslizar o carro nas curvas escapando a traseira, girar o volante para que as rodas dianteiras estejam sempre em uma direção oposta à curva ao mesmo tempo em que o piloto controla o nível de derrapagem e faz o carro literalmente andar de lado. Esta é a descrição do drift, modalidade esportiva que faz bastante sucesso no Japão, mas também tem adeptos em Curitiba, uma das primeiras cidades do país a adaptar o esporte.

Na capital paranaense, o drift é praticado pela equipe Xtreme Team, composta por quatro amigos, e que tem sua sede no Uberaba. O grupo curitibano foi criado em 2009, depois que o piloto e empresário Everson Lima, 38, conhecido como Magrão, voltou de uma temporada de 15 anos no Japão.

Praticante do drift do outro lado do mundo, ele reuniu três amigos de infância para investir no esporte no Brasil. A motivação é tanta que a equipe mantém uma oficina onde faz adaptações de carros para clientes de todo o país e pretende abrir uma escola da modalidade no ano que vem.

“O drift é o futebol dos japoneses”, explica Everson, que tem em sua frota uma Toyota Chaser e uma Nissan Silvia ­ trazidos do Japão -, além de outros dois carros que estão sendo preparados. O piloto explica ainda que para praticar o drift o veículo precisa ter tração traseira e o objetivo é “controlar o descontrole do carro”. Nas competições, são levados em consideração: a angulação do carro nas curvas, fumaça produzida e potência do motor, entre outros elementos.

Burocracia
Apesar de todo o empenho da equipe, a burocracia atrapalha a modalidade em Curitiba. A equipe lamenta não ter à disposição um espaço para treinos frequentes. Para o administrador Alexandre Patitucci Catarino, 39, isto prejudica o desenvolvimento do esporte e dificulta a adesão de patrocinadores.

“Temos que ir para outros locais treinar ou participar de eventos porque aqui não temos local. Aqui tem uma carência de espaço, mas temos muito público. Em 2013 fizemos um evento que reuniu mais de 7 mil pessoas”, relata.

http://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/uberaba/adrenalina-pura/