Em busca da receita perfeita…

Bistrôs ganham força em Curitiba e se tornam uma opção para quem procura ambientes aconchegantes e cardápios especiais

Revista Dimensão | 113 | março 2010 | Foto: Divulgação Vindouro Bistrô

Originalmente franceses, os bistrôs chegaram a Curitiba para oferecer qualidade e sofisticação em ambientes aconchegantes. Assim como nas refeições servidas em casa -de onde surgiu o conceito de bistrô, durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres abriam suas casas para servir comida enquanto seus maridos combatiam-, os bistrôs se caracterizam pelos ambientes pequenos, próprios para receber poucas pessoas, atendimento especial dos proprietários e um cardápio que tenta ao máximo satisfazer o cliente.

Para agradar ao público curitibano, considerado muito exigente, os chefs apostam no atendimento e na diversificação do cardápio. Aqui o cliente encontra espaços reservados, pode sugerir alterações nos pratos e tem ao alcance adegas com grande variedade de vinhos.

Bistrô Duchamp
Atendimento e pratos de acordo com o gosto do cliente. Esta é a combinação que Marcelo Pires da Costa e Jackeline da Costa oferecem no Bistrô Duchamp, em funcionamento há nove anos. “O Bistrô tem a nossa presença todos os dias e noites, é a nossa cara. Recebemos as pessoas como se estivéssemos na nossa casa”, conta Marcelo. No cardápio, o que predomina é a culinária chamada “contemporânea-curitibana”, comandada pelo chef Marcos Oliveira, com inspiração franco-italiana, e constante opinião dos frequentadores. Destaque para Pato da Figueira, Camarões com Coco e Doce de ovos com amêndoas torradas e creme de natas. Como todo bistrô, a decoração é aconchegante, com identidade própria e composta por elementos confeccionados pelos próprios donos.
www.bistroduchamp.com.br

Bistrot Français L’épicerie
Aliar a culinária francesa a produtos de qualidade, bom atendimento e paixão foi o objetivo dos chefs Fanie Dellate e Gustavo Alves para o Bistrot Français L’épicerie. “Servimos uma culinária francesa tradicional, que na realidade é mais sofisticada do que a culinária dos bistrôs franceses. O diferencial é sem dúvida a qualidade da comida servida e do atendimento”, explica Fanie. Depois da experiência em bistrôs da França e do Rio de Janeiro, ela trouxe há três anos para a Capital receitas consagradas, como saladas, Tartares de carne e salmão, Terrine de foie gras, Salmão defumado, Magret e confit de pato e File mignon molhos poivre e roquefort.
www.lepicerie.com.br

Bistrô do Victor
A tradição reconhecida pelos restaurantes Victor também é encontrada também em um espaço aconchegante e moderno. Aos cuidados da chef Eva dos Santos, o Bistrô do Victor oferece o que há de melhor em frutos do mar, combinados com especial carta de vinhos. “Esta foi uma oportunidade de atender melhor nossos clientes, os mais distantes e também um novo público”, conta o proprietário da rede Victor, Francisco Urban. A especialidade da casa são as refeições feitas na brasa, em especial os pescados, legumes e sobremesas, mas também são servidos pratos do Bar do Victor, como muquecas, camarão e casquinha de siri. “É um ambiente um pouco mais charmoso que o bar”, diz.
www.pierdovictor.com.br/bistro-do-victor

Bistrô Vindouro
Os chefs Alain Uzan e Marcos Antônio, junto com o sommelier Eliseu Fernandes e Silvana Fetter, oferecem aos clientes a combinação entre vinhos e pratos da cozinha contemporânea internacional. “Juntamos elementos agradáveis de todas as culinárias”, conta Fernandes. O cardápio é baseado na cultura de Curitiba, com ênfase em massas e risotos. Entre os pratos mais solicitados são Ostras gratinadas, Nhoque com lascas de bacalhau, Risoto de lagostin, Filé mignon com terrine de foie gras e Petit gateau de goiaba com sorvete. O ambiente é sofisticado e aconchegante, composto também pelo espaço gourmet, reservado especialmente para eventos enogastronômicos, e pela loja de vinhos.
www.vindouro.com.br

D.Louis Bistrot
Em um ambiente ao estilo Moulin Rouge, o chef francês David Eddy Louis trouxe para Curitiba um pouquinho da França. No D.Louis Bistrot, os clientes podem saborear os principais pratos da culinária francesa. “Aqui o cliente se sente em casa, o atendimento é aconchegante e é tudo caprichado”, garante o chef que está na cidade há cinco anos. Entre os pratos mais procurados estão o Lagostins ao camarão, Linguado ao molho de mostarda, Risotos, Omeletes e Mignon. Depois do sucesso do D.Louis, o chef pretende inaugurar em três meses o primeiro Gastropub do Brasil, com gastronomia, vinhos e chopp, em um ambiente agradável e informal. “Vou fazer comida do mundo inteiro, Rússia, Itália, Peru, França, Alemanha, Estados Unidos e outros países”, conta em primeira mão.
www.louisbistrot.com

Vin Bistro
Cozinha clássica, com cardápio enxuto e de qualidade. Esta é a aposta do chef Hermes Custódio e do sommelier Ronaldo Bohnenstengel para o Vin Bistro. Os pratos são tradicionais e seguem a linha da culinária europeia. No cardápio, destaque para o Cassoulet de polvo com erva doce e couve fresca, Carret de cordeiro ao molho chasseur com risoto mantecato e Folhado de morango com creme patissier. “Procuramos manter a simplicidade com a sofisticação de pratos tradicionais”, afirma o chef Custódio. O diferencial do Vin é o ambiente simples e contemporâneo, que conta com uma adega de vinhos. De segunda a sexta-feira, o Vin oferece almoço executivo (R$ 29,90).
www.vinbistro.com.br/

Público exigente, porém fiel
Agradar aos curitibanos não é tarefa fácil imposta aos chefs dos bistrôs. Por isso, eles se esforçam em oferecer aos clientes pratos de qualidade e atendimento impecável. “O público curitibano é exigente, fiel e participativo”, define Marcelo Pires da Costa, do Bistrô Duchamp.

“O público curitibano é difícil, é muito exigente. Muita gente viaja e quer manter o padrão, tenta reproduzir o que comeu fora”, conta o chef do Vin Bistro, Hermes Custódio. “Se o cliente come fora do padrão que deseja, não volta mais”, complementa.

Se por um lado é difícil agradar ao público, uma vez conquistado, ele torna-se cliente fiel dos estabelecimentos. “Ele também é muito fiel. Se ele gosta, vai indicar para todos. Por isso a gente não pode errar“, afirma David Eddy Louis, do D.Louis Bistrot.