Vem chegando o verão…

Novas tendências e opções de tratamentos estéticos ajudam você a estar impecável na próxima estação

Revista Dimensão | 111 | ourubro 2009 | Foto: Carolina Gabardo Belo

Novos cortes e coloração para os cabelos, tratamentos de beleza, cuidados com a pele e muita malhação. Todos se preparam para a estação mais badalada do ano. A poucos meses da chegada do verão, a procura por estes serviços aumenta em pelo menos 50% e as empresas do ramo esperam pelos clientes cheias de novidades.

Mesmo para aqueles que deixaram as atividades físicas para a última hora, ainda dá tempo de começar o verão com o corpo em forma. O segredo é ter calma, não exagerar na intensidade dos exercícios e, principalmente, estar sempre acompanhado por um profissional.

O Pilates continua em alta. Além de ser uma atividade em grupo, que abre caminho para novas amizades, interfere diretamente na postura, no fortalecimento e na flexibilidade do corpo. Outra dica do professor de educação física da academia A Fábrica, Henry Schneck, é o Spinnig, com grande potencial para queima de calorias e consequentemente, a perda de peso.

A corrida de rua é mais uma modalidade que conquistou muitos adeptos. Com eventos realizados em quase todos os finais de semana, a prática é uma boa opção para quem deseja entrar em forma. “A corrida traz benefícios inegáveis para a saúde e para a estética. É uma ótima ferramenta para tirar a pessoa do sedentarismo. Além disso, é um esporte democrático, em que todo mundo é igual. O objetivo é completar a prova”, explica.

Para quem vai começar com a malhação agora, o professor indica exercícios de alongamento e aeróbicos de três a cinco vezes na semana, e musculação entre duas e três vezes. A intensidade aumenta gradualmente, definida pelo profissional, e sem excessos. Vale lembrar que os efeitos das atividades físicas ficam ainda melhores quando os exercícios são aliados a uma dieta alimentar.

Schneck ressalta, porém, que o ideal é manter a prática dos exercícios físicos regularmente, não apenas com a proximidade de alguma data especial. “É preciso treinar sempre, o ano todo, e quando chega o verão, a pessoa usufrui mais. É preciso também estar consciente de que o exercício traz benefícios para a saúde, como prevenção a doenças cardiovasculares, diabetes, dores na coluna e aumenta o condicionamento.”

A massagem modeladora e a drenagem linfática são duas opções recomendadas pela fisioterapeuta estética, Cristiane Moreira, da Clinica Visage, para a deixar o corpo ainda mais em forma. As massagens modelam o corpo e eliminam a gordura, enquanto a drenagem atua diretamente no combate à retenção de líquidos. “A drenagem elimina o excesso de líquido no corpo, reduz as toxinas e melhora a circulação. Em alguns casos melhora a celulite, quando ela é causada pela retenção do liquido”, explica. E para quem tem pressa, os resultados da massagem e da drenagem já começam a aparecer em um mês e se potencializam quando aliados à pratica de exercícios e à dieta. “Dá um resultado muito melhor”, garante Cristiane.

Proteja-se do sol!
Depois de tantos cuidados com o corpo, a pele não pode ser esquecida, principalmente durante o verão, quando a exposição ao sol aumenta. Nesta estação, o uso do protetor solar é fundamental para evitar futuros danos na pele.

A dermatologista Giseli de Mattos Diosti alerta para os perigos da falta de proteção. “Temos aquela cultura de que o bronzeado representa uma pele bonita e saudável, mas isso não é real. Toda exposição ao sol causa danos, como rugas, flacidez na face, manchas e o envelhecimento da pele”, explica. Ela recomenda o uso de protetor solar a cada duas horas nos dias de praia e de três a quatro vezes ao dia nas demais estações, com ou sem a presença do sol. Além disso, é importante o uso de cremes hidratantes no rosto e no corpo após o banho de mar ou piscina.

O início de tratamentos para a redução de manchas, acnes e cicatrizes não é indicado para esta época do ano, pois exige a preparação prévia da pele. O peeling, por exemplo, começa a apresentar resultados em aproximadamente quatro meses de tratamento e o ideal é que não seja realizado durante o verão. Nos meses que antecedem o verão, a alternativa, de acordo com Giseli, seria o uso de cremes a base de ácido retinóico, que melhoram a textura da pele, diminuem as rugas e as manchas. “Mas no verão é preciso suspender o uso dos cremes. Além disso, o tratamento deve ser acompanhado por um médico, principalmente o uso dos cremes com ácido retinóico. Cada caso precisa ser muito bem avaliado”, alerta.

Cabelos impecáveis
No Vimax Art Hair Beauty, Viktor I e sua equipe esperam pelas clientes com novidades para o verão 2010. Entre os cortes, estão em alta os cabelos médios, considerados mais versáteis. “O corte mais moderno do momento termina nos ombros. E nem todos os cortes de cabelo precisam parecer ‘novos em folha’”, conta Vicktor. O hairstylist indica ainda um Chanel que dá a impressão de que está crescendo há alguns meses. Entre os penteados, Viktor aposta nos cabelos presos. “O rabo de cavalo é um clássico que não sai de moda. Para modernizar e diferenciar, você pode fazer a frente mais displicente, meio bagunçada, dá um ar super contemporâneo.” Aquelas que preferem os longos, deixá-los soltos, com ondas feitas com babyliss ou acomodados em um lado apenas dá um tom de sofisticação.

E para preparar os cabelos para enfrentar tantas novidades neste verão, Viktor recomenda um tratamento de choque. É o Kérathermie by Force Contrôle da Kérastase Paris, também conhecido como plástica capilar. O tratamento é indicado a cabelos quimicamente tratados, danificados, com pontas duplas, ou volumosos e com frizz, pois cria uma barreira contra a umidade. “É simplesmente miraculoso, uma inovação para o Brasil”, garante. O número de aplicações varia de acordo com o estado do cabelo e o investimento é a partir de R$ 249,00.

Pra finalizar!
As linhas de perfume e maquiagem do Boticário dão um toque especial na preparação para o verão 2009/2010. São produtos lançados especialmente para a estação.

Com inspiração no café, as recém-lançadas fragrâncias Coffee Man e Coffee Woman exaltam a sensualidade e a personalidade do homem e da mulher. Para as mulheres, a edição limitada Fun Coleção Milk reserva um momento especial. Os produtos derivados do leite garantem maciez e hidratação do corpo e ainda fazem do cuidado com a pele uma diversão. As embalagens são descontraídas, possuem estampas de vaquinhas e formatos que remetem ao tema. A novidade da coleção neste ano é o Leite Hidratante Corporal Laka, resultado da parceria entre o Boticário e a Kraft Foods, e inspirado no chocolate branco da marca Lacta.

Outra novidade é a linha de maquiagem Mineral Beauty, que utiliza em sua essência minerais como argila mineral, ametista, turmalina e safira. Entre os produtos, batom, base, sombras e outros garantem uma pele saudável, com aderência, luminosidade e transparência. As opções incluem cores neutras ou vibrantes, que são aposta para o verão.

O look fica completo com os acessórios, que estarão em alta na estação. Tiaras, broches, fivelas, faixas e presilhas dão um toque especial ao visual. Nos cabelos, podem ser usados acessórios com cristais, strass, plumas, couro ou tecido.

Para ficar sempre em forma:
– Pratique exercícios físicos durante todo o ano, não apenas às vésperas de ocasiões especiais
– Quando estiver na academia, faça a atividade de acordo com a orientação dada pelo profissional
– Mantenha uma dieta alimentar saudável, com muitas frutas, verduras, legumes e pelo menos dois litros de água por dia
– Evite a exposição ao sol, principalmente das 10 às 16 horas, quando o sol é mais forte
– Use em todas as estações do ano o protetor solar. No verão é recomendada a aplicação do protetor a cada duas horas e nas outras estações de três a quatro vezes ao dia