América sobre rodas

Tribuna | 14 de janeiro de 2015 | Foto: Felipe Rosa

O Portal da Serra da Graciosa será o ponto de partida da viagem que Orlando Andruszewicz, 54, irá fazer pela América do Sul. A chamada “Expedição Atlântico e Pacífico em Foco – Incentivo ao Turismo Sobre Rodas” começa no dia 27 de setembro deste ano, mas não tem data para terminar. O aventureiro também pretende saber apenas quando voltar quantos quilômetros irá rodar e quanto precisará investir ao todo.

A única coisa que Orlando tem certeza é que vai percorrer sobre rodas a costa de dez países da América Latina: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. “Vou levar o tempo que levar”, diz.
O objetivo é seguir pelo litoral e só descobrir que encantos estes lugares têm a oferecer quando chegar a cada um deles, além de fazer um registro fotográfico de toda a viagem, para estimular esta modalidade de turismo. “Quero um estilo retrô”.

“Não estou pesquisando nada sobre os lugares onde eu vou, quero descobrir tudo lá”, conta ele, que tem o sonho de pegar estrada e seguir para longe desde 2002, quando entrou para o moto clube Dragões da Noite, com sede em Curitiba. Também foi planejada a saída de seu emprego em uma produtora de vídeo para realizar o projeto e alternativas para manter financeiramente a família durante toda a viagem e após seu retorno.

Desde que teve a ideia da expedição, Orlando começou a juntar dinheiro. O que conseguiu arrecadar nestes quase 13 anos, porém, não será suficiente para arcar com todos os custos, especialmente com combustível. Por isso ele busca parceiros interessados em patrocinar a iniciativa – com a contrapartida de ter sua marca divulgada no trailer onde o aventureiro irá morar por pelo menos um ano -, e também buscar ajuda nos moto clubes que encontrar pelo caminho.

 
Professor Pardal
Além do roteiro da viagem, o que chama a atenção na iniciativa de Orlando é o triciclo e o trailer onde ele irá viajar. Foi o próprio aventureiro – que tem o apelido de Professor Pardal – quem criou os veículos na garagem de sua casa, “sem a mão de ninguém” e sem frequentar nenhum curso de mecânica.

O trabalho já está em fase de acabamento e ambos foram pensados para atender a todas as necessidades que podem surgir na viagem. O trailer conta com cama, cozinha, banheiro, chuveiro e caixas d’água limpa e para comportar a água usada. Orlando também irá instalar um sistema de monitoramento para garantir sua segurança enquanto estiver pelas estradas. Já o triciclo foi o sexto montado pelo Professor Pardal, que fez questão de criar um design que só suas produções têm.

Os outros triciclos já produzidos por Orlando foram vendidos e o que será utilizado na expedição deve ganhar o mesmo destino após sua volta. Esta é outra fonte de renda que o inventor pretende manter. “O triciclo é a continuação da moto. Pessoas com mais idade, que já estão mais cansadas ou querem mais conforto preferem os triciclos”, explica.

Enquanto segue viagem, o aventureiro receberá apenas a torcida de sua esposa, Ester Donat, que em 30 anos de casados já o acompanhou em outras excursões, mas preferiu não participar desta empreitada. Apesar de não se sentir tentada a ficar durante meses sobre rodas, ela apoia o sonho do marido. “Ele vai fazer a viagem do sonho dele, quando se casa com uma pessoa aventureira é assim”, comenta ela, que pretende encontrá-lo no Uruguai e no Nordeste brasileiro.

 

http://cacadores.parana-online.com.br/pinhais/america-sobre-rodas/