Memórias de salão

Tribuna | 30 de outubro de 2014 | Foto: Ciciro Back

Ao abrir seu salão de beleza num domingo de sol, a empreendedora Vivian Jesus, 31, se deparou – como que por acaso – com uma das histórias mais emocionantes que já ouviu em seus 16 anos trabalhando no ramo. O rapaz que chegou no final do expediente comoveu Vivian com o relato sobre a busca por sua mãe biológica. A história não ficou esquecida, se juntou a outras que ela já havia anotado e se transformou no principal texto do livro que ela lançou em junho deste ano: “Diário de um salão”.

Com mais de 30 textos, a publicação mostra histórias variadas, mas que sempre revelam a superação de seus protagonistas e que foram compartilhadas entre uma visita e outra ao salão de beleza localizado na Rua Domingos Scucato, Jardim Monte Santo, em Almirante Tamandaré. Muitos enredos foram acompanhados de perto por Vivian – alguns até tiveram a participação ativa da empresária – enquanto outros, como o rapaz que procurava pela mãe biológica, foram contados em poucos minutos sem que se soubesse mais nada sobre o assunto depois do corte de cabelo finalizado.

“O salão acaba se transformando em um divã”, afirma Vivian, que sempre se envolveu com o ramo artístico e conta que desde pequena tinha o hábito de escrever diários. Depois de ouvir cada história, ela imediatamente faz as anotações em seu manuscrito, um caderno universitário com todos seus textos que está à postos no salão. “Tem a vez que tirei um revólver 38 da mão da mulher que descobriu que era traída e queria matar a amante, da viúva negra e até uma história da minha vida”, conta ela, que não identificou os personagens.

Além dos já publicados, outros 15 relatos já estão prontos para a segunda edição do material, que deve sair até o final do próximo ano.O motivo de tanta produção, de acordo com Vivian, está no próprio rumo das vidas das pessoas que passam pelo salão de beleza. “Eu digo que o meu livro é um livro vivo. São histórias que acontecem o tempo todo”.

Ao mesmo tempo em que trabalhou numa das coisas que mais gosta de fazer, que é escrever, Vivian afirma que tirou uma lição de toda sua iniciativa.“Todo ser humano tem uma história que dava um livro, basta dar uma brecha que escutamos histórias deslumbrantes”, garante.

Incentivo
Mesmo com muito incentivo de seus clientes e amigos, Vivian encontrou dificuldades para conseguir patrocínio na produção de seu livro. Após a negativa de políticos de Almirante Tamandaré, ela recebeu metade do valor que precisava em Curitiba, com o apoio do produtor cultural Geraldo Magela, e ainda desembolsou R$ 700. A tiragem inicial, que seria que 50 exemplares, triplicou devido ao sucesso na editora. Após o lançamento, os exemplares são vendidos no próprio salão de Vivian.

 

http://cacadores.parana-online.com.br/rmc/memorias-de-salao/