Do sinaleiro pro bailão

Tribuna | 3o de outubro de 2013 | Foto: Brunno Covello/SMCS

E quem disse que não existe gentileza no transporte coletivo? Às vezes (ok, nem sempre…) temos o privilégio de flagrar alguns momentos bonitinhos enquanto estamos no ônibus ou esperamos por ele. Foi o que aconteceu com o colega de redação Carlos Borio, que acompanhou a simpatia de um senhorzinho enquanto esperava pelo Circular Sul. Por isso ele é o colaborador da semana:

 
“Conversava amenidades sobre o clima com o cobrador, quando notei um simpático senhorzinho vindo em direção ao tubo, carregando um pratinho de papelão com alguns salgadinhos. ‘Um lanchinho’, disse ele. O cobrador recusou no primeiro momento, mas seo Jair insistiu, disse que os salgadinhos eram do café da tarde servido no Adelsom Clube Show, ali no Sítio Cercado, onde toda terça-feira tem um baile para a turma da terceira idade. Ele contou que vai depois do trabalho, mas não come o lanche senão não janta depois.

 
Logo comecei a interagir com a simpática figura e perguntei onde ele trabalha. ‘Vendo frutas e carregadores de celular no sinaleiro da Leroy Merlin com a Linha Verde’, comentou. Nisso, olhei mais atentamente e descobri que já o conhecia. ‘Acho que já comprei um pacote de carambolas com o senhor’, disse. ‘É bem provável!’, emendou.

 
Nosso ônibus chegou, mas o papo continuou. Ele contou que adora o baile, que dançar faz muito bem pra saúde. Mas não costuma tirar as ‘meninas’ para dançar, pois tem medo de receber um não. ‘Fico esperando elas me tirarem para dançar. Vou toda semana, mas fico pouco tempo’, contou ele que mora em São José dos Pinhais e faz parte da turma que se apresenta na Folia de Reis.
Chegando no Terminal do Boqueirão ainda deu tempo de saber que seo Jair também faz bico como garçom no Clube Planalto, em São José dos Pinhais, e tem 64 anos. Uns 20 só de sinaleiro vendendo frutas.”