Astro do cinema na Renault

Tribuna | 29 de junho de 2013 | Foto: Felipe Rosa

Conhecido por atuar em filmes de ação, o ator de Hollywood, Danny Glover, esteve ontem em São José dos Pinhais para falar sobre um problema que não é ficção. Ele participou da assembleia dos metalúrgicos da Renault e abordou as condições dos trabalhadores da Nissan Mississipi, nos Estados Unidos (EUA), que sofrem represálias por tentarem mobilizar a organização sindical.

O encontro serviu como troca de experiências entre o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e a United Auto Workes (UAW), entidade dos trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias dos EUA. O objetivo foi conhecer melhor a organização brasileira e incentivar a mobilização na unidade norte-americana.

Relatos de representantes da UAW contam que são comuns os casos de assédio e perseguição aos funcionários que demonstram interesse em participar da organização sindical. “A grande diferença é que aqui no Brasil os trabalhadores têm união, barganham benefícios. Os trabalhadores da Nissan no Mississipi são proibidos de se unirem e são forçados a aceitar o que é determinado”, disse Glover, que também é ativista em causas sociais.

Problemas
Apesar das negociações sindicais brasileiras serem consideradas exemplo a outros países, o presidente do SMC, Sérgio Butka, acredita que esta referência ainda é apenas simbólica. “Passamos pelos mesmos problemas”, avalia. Para o sindicalista, a situação irá mudar a partir do momento em que os trabalhadores estiverem cientes de seus direitos.

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/678371/