Uma cerca diferente

Tribuna | 02 de março de 2013 | Foto: Gerson Klaina

O que você faria se conseguisse juntar mais de cinco mil garrafas PET? O professor aposentado Leosir Dallastra, 66, não pensou duas vezes e apostou no material para a sua casa na beira da PR-412, em Pontal do Paraná. A obra, que conta com um muro, uma lixeira e até mesmo uma árvore de Natal, chamou a atenção de veranistas e moradores do litoral na última temporada.

O que começou como brincadeira há cerca de um ano se tornou praticamente um projeto de engenharia quando o professor montou um muro que envolve o terreno de 33×25 metros. “Eu queria uma cerca diferente e o charme é a cor, a estética, como a criação de Andy Warohl com as garrafas de refrigerante. Mas não imaginei o impacto que ia dar”, conta ele, se referindo ao artista norte-americano da Pop Art que representava produtos e personalidade em seus trabalhos.

Quase todo o terreno está cercado pelas garrafas, classificadas conforme a cor: as verdes ficam embaixo e as transparentes por cima, com as tampas também alinhadas. Elas se encaixam a partir de um furo na base e por um arame. Mesmo investindo seis meses de trabalho no projeto, Dallastra garante que a parte mais fácil foi juntar a matéria-prima. “Em uma ida na praia eu consigo trazer 70 garrafas. Já saí e voltei com 300, mais as que meus amigos estão trazendo. A minha parte eu estou fazendo”, diz o professor, que já prepara um novo projeto: uma piscina.

 

http://parana-online.com.br/editoria/cidades/news/654127/?noticia=PROFESSOR+APOSENTADO+CONSTROI+MURO+COM+GARRAFAS+DE+REFRIGERANTE