Começa o espetáculo

Tribuna | 12 de novembro de 2012 | Foto: Anderson Tozato

Quando as cortinas do Teatro Municipal de Fazenda Rio Grande se abriram na última quinta-feira, o grupo de teatro local apresentou mais do que a encenação da obra O Bem Amado, escrita por Dias Gomes. A peça, que será apresentada novamente nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro, representa também um estímulo à população do município a aproveitar mais a própria cidade ao mesmo tempo em que tem acesso à cultura.

A entrada é gratuita e os alunos que participam das aulas de teatro também não precisam pagar nada para frequentar o curso. Ao todo são mais de 100 integrantes em quatro turmas, com idades a partir de oito anos até adultos, que, de acordo com a professora Nallu Nichele, não estão ali somente para se tornar atores. “Queremos fazer com que eles sejam apreciadores da arte, se transformem em uma plateia ativa e que a família também participe”, afirma.

Mas contar com uma plateia fiel ainda é um desafio enfrentado pelo grupo. Para a professora, não são muitos os moradores de Fazenda Rio Grande que procuram pelas atividades culturais enquanto outros ainda não sabem da iniciativa e preferem seguir até Curitiba. “É uma grande oportunidade para a comunidade conhecer o teatro e ter entretenimento”, destaca. Para isso, os alunos da rede de ensino da cidade são convidados a assistir às peças e as próximas apresentações acontecem durante o Domingo Cultural, que ganha ampla divulgação.

 

Eles querem seguir carreira
Antes da literatura brasileira, o grupo encenou a peça Sonho de uma Noite de Verão, do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare, e para o próximo ano está previsto o aprofundamento dos conteúdos, com abordagem teórica do teatro. Além disso, Nallu comemora o interesse dos alunos pelo teatro fora dos ensaios. Dois jovens pretendem prestar vestibular na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). “Eles estão bem encaminhados. Estamos contribuindo, mesmo que seja um pouquinho”.

O jovem Felipe Matozo, 19, também pretende seguir carreira na área. Ele, que ingressou no grupo no começo do ano passado, já escreveu uma peça e também foi contratado para atuar em empresas. “Quero ter o teatro como profissão e tenho o desejo de fazer a cidade crescer com o teatro. É preciso fazer a população descobrir a cultura aqui como eu descobri”, ressalta.

 

Serviço:
O Bem Amado
Teatro Municipal da Fazenda Rio Grande
(Rua Itália, sem número, esquina com a Rua Inglaterra ¬ Nações)
Dias 25/11 e 2/12, às 17h
Fone: 3627-9065
Entrada gratuita

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/633853/?noticia=JOVENS+ATORES+ENCANTAM+POPULACAO+DA+RMC+COM+O+TEATRO