Susto no escuro

Tribuna | 02 de abril de 2014 | Foto: Átila Alberti

A casa em que Erick Ismael Correia da Silva, 10, mora com sua mãe Dalvana Correia da Silva, 27, precisou ser abandonada às pressas na tarde da última segunda-feira. O fornecimento de energia no local foi cortado, colocando em risco a vida do menino que depende de cinco aparelhos para sobreviver, e que são ligados na tomada.

Sem previsão de retorno da energia elétrica, Dalvana se mudou provisoriamente para a casa da cunhada, onde o espaço para acomodar o paciente foi montado de maneira improvisada. Erick está em um colchão no chão e com a pressa na saída alguns aparelhos, medicamentos e roupas ficaram em casa. “Não posso ficar sem luz. Eu sei que não poderia ter colocado o Erick num carro e ter saído de casa, mas na hora do apuro a gente não pensa duas vezes”, afirma Dalvana.

De acordo com ela, desde que a família se mudou para o endereço no Tatuquara há três anos, por intermédio da Cohab, a ligação é feita por um gato e ainda não foi regularizada. Ela já tinha tentado se cadastrar na categoria de baixa renda, mas sem sucesso. “Me disseram que a energia voltaria em no mínimo cinco dias úteis, mas a criança usa máquinas que não dá para tirar”, explica.

Entre os aparelhos que Erick depende da energia para manter ligado estão o concentrador de oxigênio, o aspirador de secreções e o inalador. “Se ele precisar fazer inalação, o aparelho ficou em casa. Tem outros que não tem como trazer”, lamenta. Dalvana diz que há oito anos, quando Erick dependia de apenas um equipamento ligado na rede elétrica e a família morava em outro endereço, a conta chegou a R$ 1,5 mil.

Ligado
Em nota, a Copel afirmou que a família não estava cadastrada e não havia feito a solicitação para a ligação na residência. “Assim, foi orientada a se cadastrar na Copel e solicitar uma ligação nova de energia, de forma gratuita, o que fez nesta terça-feira”, diz o texto que afirma que a conexão será feita ainda hoje.

“Por se enquadrar na categoria de baixa renda, a senhora Dalvana poderá usufruir de descontos que chegam a até 100% da energia. Ela também foi orientada a cadastrar os equipamentos de sobrevida de seu filho na Copel, uma atitude importante para reforçar a segurança no fornecimento de energia à sua residência”, explicou a Copel.

Já a assessoria de imprensa da Cohab informou que é responsabilidade do morador solicitar ao ligação da rede de energia e que as casas são entregues prontas para receber o sistema. É preciso apenas comprar o relógio de medição.

Solidariedade
A história de Dalvana e a luta pela sobrevivência de Erick foi mostrada pelos Caçadores de Notícias em fevereiro. Após a publicação da reportagem, que relatava os inúmeros problemas de saúde do garoto e as dificuldades enfrentadas por Dalvana para dar a ele um tratamento adequado, dezenas de leitores entraram em contato com a Redação e com a família, ofercendo ajuda. Com as doações, foi possível comprar material de construção para a construção de um quarto adequado para a instalação dos equipamentos, além de fraldas, medicação e oxigênio.

 

Famílias de baixa renda têm benefício
Famílias de baixa renda têm direito a participar do Programa Luz Fraterna, destinado a residências na área urbana e rural. O benefício é concedido a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda de até meio salário mínimo nacional e o consumo não pode ultrapassar 120 kWh.

O uso dos equipamentos de sobrevida possibilita que a fatura seja quitada pelo programa. O responsável pela residência também precisa estar inscrito no Cadastro Único e apresentar o Número de Identificação Social (NIS).

É preciso ainda comprovar a necessidade do uso do equipamento por meio de declarações oficiais das secretarias de saúde. Desta forma, as famílias com equipamentos de sobrevida são avisadas com pelo menos cinco dias de antecedência sobre os desligamentos programados realizados pela Copel.

Os equipamentos de sobrevida são: respiradores ou ventilador pulmonar; aspiradores de secreções; equipamentos de diálise peritoneal automática nas modalidades: diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD), diálise peritoneal noturna (NIPD) e diálise peritoneal contínua por cicladora (CCPD); aparelho de quimioterapia; concentrador de oxigênio; bomba de infusão; oxímetro; CPAP, e BIPAP.

 

http://cacadores.parana-online.com.br/tatuquara/susto-no-escuro/