Escovou os dentes?

Tribuna | 02 de outubro de 2013 | Foto: Brunno Covello/SMCS

Começo da tarde, mãe e filha sentadas juntas e, como sempre, eu de ouvidos atentos na conversa. Preparada para descer com a menina, que pelas minhas contas deve ter uns 14 anos, a mãe pergunta: “Escovou os dentes?”. Não ouvi a resposta, mas foi fácil descobrir pela reação da senhora. “Ah, não escovou. Não acredito, tá fedendo até aqui. E você vai levar mijada, né, porque nem fio dental você tá passando”, brigou. Logo em seguida as duas desceram, provavelmente rumo ao dentista.

 

Desabafo de um motorista
Ao ler uma reportagem sobre uma confusão entre motorista e passageiros, o motorista Thiago entrou em contato para um desabafo sobre como é o trabalho na visão de quem conduz o busão:

“Não tenho palavras pra descrever o que nós motoristas passamos no dia a dia. Só sabe quem tá ali no volante mesmo: se tá atrasado reclamam, se abre e fecha a porta rápido pra tentar fazer o horário tá ruim também. O tempo é curto, um semáforo que perdemos faz muita diferença depois no ponto final. E se perder um, você vai perder todos depois na sequência. A linha Pinheirinho/Rui Barbosa, por exemplo, tem 1h10 de viagem – ida e volta – e passamos por 46 semáforos, entre terminais e tubos, fora carros de polícia e ambulâncias que ficam passando na canaleta. Imagine ainda se em cada parada tem que esperar um passageiro que vem correndo lá de longe? Um ou outro tem que ficar pra trás. E se atrasa começam a andar dois três ônibus juntos, aquele comboio todo atrasado. O da frente lotado e os outros vazios. Faço o Pinheirinho/Rui Barbosa de manhã e tem dia que não consigo tempo nem pra tirar a blusa e ainda mais pra ir no banheiro. Só saio do banco pra esticar as pernas. E não adianta alguém dizer que se não tá bom, eu que mude de serviço. Não mudo não, gosto muito do que faço, apesar de tudo isso. Também entendo o que os passageiros passam, pois vou e volto do trabalho de ônibus, também sou passageiro e como muita gente não ganho bem. Mas mesmo assim sou feliz pelo que faço”.

 

http://parana-online.com.br/colunistas/356/98990/?postagem=ESCOVOU+OS+DENTES