O calor está chegando!

Tribuna | 20 de setembro de 2013 | Foto: Marco Lima

Pode parecer redundância, mas a primavera e o verão prometem ser tropicais. E mais do que a temperatura registrada nos termômetros, a moda vai ser quente nas próximas estações com estampas florais, geométricas, étnicas junto com cores fortes e o neon, que está de volta. Democrática, a estação mais quente do ano também tem espaço para o preto e o branco e ainda uma das principais referências deste ano: as estampas em azul, no estilo dos azulejos portugueses.

A convite do TDelas, a consultora de moda e imagem Fabíola Monteiro foi até o Shopping Estação, em Curitiba, para mostrar o que está reservado para a moda feminina nas próximas estações. “Podemos dividir as tendências em dois grupos: um lado mais minimalista, com formas retas, mais clean, preto e branco ou ainda produções monocromáticas, além da possibilidade do branco total”, afirma ela, que também revela uma forte presença de cores e estampas nas peças de roupas. “Por outro lado temos uma tendência bem colorida, com estampas florais grandes, desenhos de frutas, étnicos e inspiradas nos animais”, explica.

Seda, viscose, algodão e jeans estão entre tecidos os mais presentes, junto com as transparências, outra forte tendência da estação que promete estar em roupas, calçados ou acessórios. As saias curtas, lápis e no comprimento mídi também estarão em alta, mas Fabíola indica fazer a composição com salto alto, já que o uso do sapato baixo pode achatar a silhueta.

O macacão volta com tudo e, para as calças a moda será o comprimento cropped, logo acima do ossinho do tornozelo, ideal para vestir com o top que deixa parte da barriga à mostra. E com tantas opções, a consultora de moda e imagem dá ainda uma dica para quem pretende compor um look que estará em alta: bom senso nas composições.


Moda no pé
As opções são para todos os gostos de cores, tamanhos, estilos e materiais. Os calçados para o verão apostam em sandálias gladiadoras, anabelas e rasteiras, com transparências e pedrarias. A coleção da Bottero, por exemplo, explora ainda as cortiças, cordas, ráfias e telas, que surgem acompanhadas de couros gravados e atanados. Na paleta de cores os tons são mais descontraídos, como esmeralda, violeta, coral e azul Klein. As sapatilhas também continuam em alta. “Os detalhes vazados, recortes a laser, aplicações e fivelas ganham destaque nos produtos”, afirma o responsável pela imagem institucional da marca, Luiz Roberto Bianchi.

Já a Crysalis se inspirou em aspectos minimalistas e no clean dos anos 40 e 50. O estilo gladiadora também é a forte tendência da marca, que aparece em rasteiras, saltos (de todos os tamanhos e estilos como alto, médios, baixos, grossos ou finos) e plataformas, junto com “as estampas geométricas, combinações de preto e branco e o charmoso black & gold”, de acordo com o diretor João Carlos Wilbert. “A tendência dos brilhos aparece através do hotfix, glitter, furta-cor e pedrarias. Os detalhes em laser cut são mostrados por recortes e vazados”, apresenta. O verniz promete sofisticar materiais com a napa, a camurça e o nobuck, enquanto a aposta é em cores com tons pastéis, terrosos e coloridos. “Fazendo referência ao estilo punk rock, os modelos aparecem com placas de metais, spikes, tachas, triângulos e pirâmides”, complementa.

 

Miscelânea de cores
Cor é o que também não falta quando o assunto é maquiagem e esmaltes inspirados no verão, com tons fortes e alegres. A tendência é, junto com os lábios coloridos, compor o make com delineador nos olhos e brilho nas pálpebras. A cor vai aparecer tanto na sombra – metalizada, principalmente – como nos delineadores, que desta vez não ficam restritos ao preto.

Entre as mais de 100 cores de batom da marca quem disse, berenice?, os modelos de caneta batom foram lançados especialmente para a estação, nas cores corale, rosere, laranjere e vermerê. “Apresentamos a novidade em cores vibrantes e com acabamento cremoso, que tem alta cobertura, além de hidratar os lábios”, destaca Vanessa Machado, gerente de maquiagem e perfumaria da marca.

Para as unhas, a marca apostou nas frutas, com os tons verdiwi, morangosa, melanciô, bananarela e acerolaiá. “Com a coleção Na Quitanda, convidamos as mulheres a agarrarem as cores da primavera. São cinco novas cores que trazem o frescor e a leveza da estação. Nosso objetivo é que elas aproveitem ainda mais a alegria da estação junto com a marca”, complementa Vanessa. A criatividade também está presente na coleção Nuvens de Cor, da Impala, que se inspirou na imaginação e nos sonhos em oito cores que passam pelo rosa, vermelhos, nude, azul e laranja.

http://parana-online.com.br/canal/mulher/news/695681/?noticia=CORES+VARIADAS+VAO+DOMINAR+A+PRIMAVERA+E+O+VERAO