Muito além do Word e Excel

Tribuna | 11 de março de 2013 | Foto: Felipe Rosa

Não é de hoje que ter no currículo a habilidade com editores de texto ou de planilhas deixou de ser um diferencial no mercado de trabalho. O que era considerado excepcional anteriormente, agora é visto como básico. Isso porque, em uma sociedade cada vez mais conectada, as novas tecnologias trouxeram mais desafios aos profissionais.

As mudanças são percebidas em todos os setores, mas variam de acordo com a função, a empresa e a área de atuação. “O domínio da tecnologia não é mais um diferencial. Não tê-lo é inadmissível, pois toda empresa usa computador”, avalia a professora do Departamento de Administração Geral Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Samantha Boehs.

Além de uma chance a mais para ingressar em uma empresa, ter intimidade com as novas tecnologias pode ser mais um reforço para seguir carreira onde o trabalhador já atua. E é neste momento que profissionais e empresas investem na capacitação para incorporar as novas tecnologias às rotinas de trabalho, como fez a assistente comercial Suzane Lima, 26 anos.

Ela é responsável pela área comercial e de marketing em uma consultoria que presta serviços de recursos humanos e participou de um curso online sobre redes sociais. “A direção estava pensando em fazer uma fan-page no Facebook e atualização do site institucional. Pesquisei o que o mercado dizia sobre isso e fiz o curso. Não temos como fugir deste meio de comunicação”, conta Suzane.

A administradora Tatiane Oliveira Ferreira da Silva, 22, também aproveita as oportunidades que sua empresa oferece e acredita que qualquer conhecimento de tecnologia enriquece o currículo, além de agregar habilidades para outras oportunidades no mercado. Ela ainda conta que, antes de sua contratação, tinha apenas conhecimentos básicos, mas adquiriu conhecimento específico em capacitações da empresa sobre softwares usados na companhia que trabalha.

 

Elas tiram de letra
As mudanças e inovações tecnológicas no mercado de trabalho não são problema para as mulheres, que já estão acostumadas a enfrentar desafios e exercer mais de uma atividade ao mesmo tempo. Na avaliação da coach Luciane Botto, este momento é de crescimento para elas. “As mulheres sabem que o domínio da tecnologia facilita a tomada de decisões e torna os processos mais ágeis. E isso contribui para novas promoções. Elas estão se atualizando, se tornando mais seguras, independentes e dispostas a encarar novos desafios profissionais”.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Paraná (ABRH-PR), Daviane Chemin, destaca que o mercado valoriza os trabalhadores que estão atentos e dispostos a incorporar as novidades que surgem. “A atitude é fundamental desde o nível operacional aos mais estratégicos. Para isso, o profissional precisa conhecer profundamente o negócio e a atividade que executa para identificar o que pode fazer e onde precisa se desenvolver”, explica.