Urbenauta fará nova expedição

Tribuna | 07 de junho de 2013 | Foto: Felipe Rosa

Quinze anos depois de sua primeira viagem pelos rios de Curitiba, Eduardo Fenianos, conhecido como Urbenauta, está pronto para uma nova expedição pelas águas da cidade. A atividade começa na próxima segunda-feira (10/06) e vai percorrer os rios que contornam a capital: Atuba, Belém, Passaúna, Iguaçu e Barigui, além do Ribeirão Antônio Rosa e o Arroio Cachoeira.

Serão 162 quilômetros percorridos em três semanas de trabalho, com o objetivo principal de provocar a comunidade e o poder público para o cuidado com o meio ambiente. “Quero destacar a importância das águas. Os rios são responsáveis por 94,5% dos limites da cidade e nos últimos anos passou por transformações”, apresenta o Urbenauta, que mesmo antes do início de sua nova expedição já identificou grandes mudanças em comparação com a primeira vez que realizou o trajeto em 1997. As nascentes dos rios Atuba e Arroio Cachoeira, por exemplo, foram canalizadas e deram lugar a uma ocupação.

Durante a expedição, a equipe de Fenianos também irá atualizar os limites, analisar a qualidade das águas e plantar mudas de árvores frutíferas nativas da região. “A proposta é colocar uma lupa sobre a cidade e apresentar para as autoridades o que está acontecendo. Nossa missão é revelar a realidade urbanística e ambiental”, destaca. A iniciativa é realizada com apoio do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Polícia Militar e Polícia Ambiental. Ao todo a equipe conta com 55 pessoas e a programação de todo o projeto durou um ano. Um carro irá dar apoio aos quatro barcos tripulados por nove homens.

Provocador
As provocações que o Urbenauta pretende despertar com a expedição já começam neste sábado na rua Francisca M. Z. Pereira, bairro Cachoeira, com uma ação envolvendo a comunidade. Sobre o rio canalizado, Fenianos pretende destacar a situação com um bote inflável no meio da rua e faixas com os dizeres: “Havia um rio aqui”.

“Todo mundo fala de postura ambiental, mas a ação é outra coisa. Passamos por uma crise de realidade, as pessoas sabem pouco sobre onde vivem e não têm relação com o local. A cidade precisa olhar para si”, observa. A mobilização está marcada para 10h30.

Em tempo real
Além das mudanças na cidade, outro grande diferencial em relação à primeira expedição de Fenianos é o uso de tecnologias. Desta vez todo o trabalho poderá ser acompanhado em tempo real pela internet. Além disso, a ação será apresentada pela emissora ÓTV (canal 11 da Net Curitiba).

Acompanhe pelos sites www.urbenautacuritiba.com.br, www.urbenauta.com.br e www.facebook.com/OUrbenauta

 

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/673401/?noticia=URBENAUTA%20FARA%20NOVA%20EXPEDICAO%20PELAS%20AGUAS%20DA%20CIDADE