Primeiros socorros elevam em 80% chance de sobrevivência

Demonstração realizada em Curitiba chamou a atenção da comunidade sobre a importância do atendimento pré-hospitalar

Folha de Londrina | 3 de agosto de 2008

Quando aplicados de maneira correta, os procedimentos de primeiros socorros aumentam em 80% as chances de sobrevivência de vítimas de acidentes. Para alertar a comunidade sobre a importância destes procedimentos, também chamados de atendimentos pré-hospitalares, foi realizado na sexta-feira um treinamento no Centro da Capital. ”Os primeiros socorros geram muitas dúvidas para as pessoas: como proceder, o que fazer, o que não fazer, se devemos ou não mexer nas pessoas acidentadas”, afirma o instrutor e socorrista Milton Pickler.

Alunos do curso de Socorristas da Cadenas Consultoria e Treinamento apresentaram as técnicas de primeiros socorros em casos de parada cardiopulmonar, sangramentos, fraturas, queimaduras, picadas de animais peçonhentos e convulsões. A Candenas realiza também treinamentos em escolas, empresas e comunidades. ”Queremos mostrar como o cidadão deve agir diante das emergências”, diz Pickler.

Em todos os casos de acidente, o socorrista destaca a importância dos primeiros socorros mesmo depois de chamado o serviço de emergência. Os procedimentos, porém, devem ser realizados apenas por quem passa por treinamento específico.

”Os serviços levam alguns minutos para chegar, que são determinantes para a vida da pessoa. Geralmente o cidadão quebra o elo, só chama por ajuda e não continua com as manobras. Mas ele deve realizar os procedimentos de primeiros socorros”, explica.

Segundo Pickler, em 80% dos casos as paradas cardíacas súbitas acontecem em casa. ”20% são na rua, em escolas, empresas, shoppings, locais de grande circulação e que devem disponibilizar um desfibrilador”, argumenta Pickler, que mostra ainda mais a necessidade do conhecimento das técnicas. Nestes casos devem ser feitas massagens cardíacas até a chegada do socorro.