É de graça!

Tribuna | 15 de junho de 2015 | Foto: Felipe Rosa

Adquirir medicamentos gratuitos pode ser mais fácil do que muita gente imagina. Pacientes, inclusive da rede privada, têm à disposição uma extensa lista de remédios que são entregues de graça conforme determinado pelo Ministério da Saúde. A relação considera o que é prioridade pra saúde da população, ou seja, as doenças mais frequentes entre os brasileiros. E pra ter acesso a eles é preciso respeitar alguns critérios.

A gestão dos medicamentos ocorre em três instâncias: municipal, estadual e federal. Cada uma delas oferece remédios diferentes, mas atendem ao que determina a Relação Nacional de Medicamentos (Rename), composta por 840 itens. “Qualquer pessoa tem acesso, independente da renda. É uma possibilidade de tratar a patologia, a garantia do tratamento. Este é o objetivo da assistência farmacêutica, contribuir pra melhoria da saúde da população”, avalia a coordenadora de recursos materiais da Secretaria Municipal de Saúde, Agda de Jesus Silva Moreira.

Receita
Pra conseguir o medicamento de graça, o usuário precisa apresentar pelo menos a receita do médico. Em geral, os profissionais já sabem quais remédios são oferecidos de graça e optam por eles no momento da prescrição. Pra doenças mais graves, é necessário também dar entrada a um protocolo e fornecer um laudo sobre a doença.

 

Quem utiliza, aprova
“É importante destacar que não é qualquer medicamento, mas sim o que está padronizado na lista (Rename) e as situações clínicas a quais eles estão previstos”, destaca a coordenadora do programa Farmácia do Paraná, na Secretaria Estadual de Saúde, Deise Pontarolli. “O usuário precisa ter a informação correta, saber como acessar o medicamento, o que precisa apresentar, e buscar assistência”, completa.

Facilidade
Quem utiliza o serviço aprova a possibilidade. O mecânico aposentado Eutito José Dias, 73, ficou sabendo dos medicamentos gratuitos há três anos e desde então não pagou mais pelo remédio pra tratar a hipertensão. “Soube conversando com as pessoas. Facilita bastante, ainda mais pra quem é aposentado”, comenta ele, que garante: nunca teve problemas pra encontrar o medicawmento na Farmácia Popular do Brasil, com sede no centro de Curitiba.

 

REMÉDIO DE GRAÇA
* Atendimento básico
A oferta de medicamentos pelo município acontece em todas as unidades de saúde. Estão disponíveis mais de 180 medicamentos, não apenas de uso contínuo, para tratamento de doenças como hipertensão, diabete, asma, além de antibióticos, analgésicos, antitérmicos.

Para ter acesso ao medicamento gratuito, o usuário deve apresentar uma receita médica do SUS. Paciente com plano de saúde interessado nos remédios deve se cadastrar no sistema público e ser atendido pelo médico do SUS, que irá prescrever o medicamento.

* Atendimento especializado
Gerido pelo Governo do Estado, este atendimento oferece gratuitamente medicamentos para o tratamento de 80 doenças ou quadros de saúde mais complexos – quando geralmente os remédios são mais caros: Alzheimer, Parkinson, esclerose e esquizofrenia. Para conseguir o medicamento, é preciso apresentar a receita médica, documentos pessoais, laudo médico, assinar um termo de responsabilidade de uso e protocolar um pedido na secretaria estadual de Saúde, que será analisado por um médico auditor. O remédio é entregue na Farmácia Regional de Saúde. Em Curitiba, a farmácia atende nos endereços:

– Rua Barão do Rio Branco, 465 – Centro.
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h (não há atendimento ao público no último dia útil de cada mês)
Contato: (41) 3304-7598/ 3304-7576 / farm02rs@sesa.pr.gov.br

– Avenida Presidente Kennedy, 3768 – Água Verde.
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (não há atendimento ao público no último dia útil de cada mês)
Contato: (41) 3329-2747 / farmespecialken@sesa.pr.gov.br

* Atendimento estratégico
Destinado a medicamentos específicos para o tratamento de endemias como malária, doença de chagas, tuberculose, hanseníase, Aids, meningite e outros. Eles também chegam às unidades de saúde.

* Farmácia Popular
Rede própria do Ministério da Saúde, que disponibiliza gratuitamente os medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes. Ao todo são 113 itens, entre eles remédios com até 90% de desconto para tratamento de doenças como colesterol, osteoporose, doença de Parkinson, glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas.

Para retirar os medicamentos, o paciente deve apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica dentro do prazo de validade de 120 dias. O medicamento pode ser prescrito pelo médico pelo princípio ativo, genérico ou nome de referência.

Em Curitiba, a sede da Farmácia Popular do Brasil fica na Rua Cândido Lopes, 208 – Centro. Atendimento das 8h ás 18h. Fone: 41 3224-3813.

O programa ainda foi ampliado em uma parceria com a rede privada, que deu origem ao Aqui Tem Farmácia Popular. Nesta modalidade são disponibilizados 24 medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, rinite, dislipidemia, mal de Parkinson, osteoporose glaucoma, contraceptivos, além de fraldas geriátricas para incontinência.

Mais informações no site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), neste link.

 

http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/885205/?noticia=SAIBA+COMO+CONSEGUIR+840+REMEDIOS+DE+GRACA+PARA+CUIDAR+DA+SAUDE