Natureza selvagem

Tribuna Regional – Cajuru | abril de 2015 | Foto: Ciciro Back

Visitar o Museu de História Natural Capão da Imbuia significa conhecer a fauna e a flora paranaense. “Temos aqui ambientes naturais típicos brasileiros representados por dioramas, ou seja, vitrines com pinturas que representam a paisagem natural, além de animais taxidermizados e empalhados”, apresenta o biólogo e chefe de divisão, Vinícius Abilhoa. Desta forma, é possível encontrar verdadeiras obras-primas como uma onça pintada, aves e até um lobo-guará, considerado por Abilhoa como uma das peças mais representativas do acervo. “A montagem do lobo guará foi feita há mais de 50 anos. É difícil encontrarmos uma peça com tanta qualidade de montagem que tenha resistido tanto tempo”, observa o biólogo, que recebe alunos de escolas públicas e particulares, e também visitantes da comunidade.

Novidades
Na metade do ano, todo o setor expositivo do Museu de História Natural será reformulado, para tornar a visita do público ainda mais completa. A mudança contempla a ordem a visitação, a disposição de alguns materiais em exposição e complemento das informações sobre os objetos.
Além do setor expositivo, o museu abriga ainda um extenso acervo especializado, com coleções científicas e realização de pesquisas em laboratório. “Fazemos pesquisas com biodiversidade, com o foco principal na fauna regional e a biodiversidade urbana, com o diagnóstico e monitoramento”, diz Abilhoa. São sete coleções científicas, com milhares de exemplares e destaque aos peixes, alguns coletados há cerca de 60 anos, de rios que nem existem mais em Curitiba.

Passeio
Outra atração do Museu de História Natural é o grande bosque localizado no terreno e que “carinhosamente” se incorporou ao nome do local. Além de araucárias, a área abriga também diversas imbuias, entre elas a mais antiga árvore de Curitiba: uma imbuia com mais de 500 anos. Área de lazer da comunidade do bairro, especialmente fins de semana a trilha também convida os visitantes a exercitar todos seus sentidos com os sons, cheiros e sensações do caminho.

 

http://cacadores.parana-online.com.br/capao-da-imbuia/natureza-selvagem/