800 mil pessoas lotam as praias

Folha de Londrina | 24 de fevereiro de 2009

Nos cinco dias de festa e de muito sol, não são só as avenidas por onde passam os trios elétricos que ficam cheias. Os veranistas aproveitam e muito as praias paranaenses, que neste Carnaval comportam aproximadamente 800 mil turistas, de acordo com estimativa da Polícia Militar (PM).

Mesmo com tantos foliões e muita festa, não foi registrada nenhuma ocorrência de morte por afogamento ou homicídio em todo o Litoral. Entre a última sexta-feira e às 12 horas de ontem o Corpo de Bombeiros realizou 73 salvamentos e resgates de afogamentos. De acordo com o tenente Leonardo Mendes, do Corpo de Bombeiros, o perfil principal dos socorridos são jovens, do sexo masculino, que foram para praia desacompanhados dos pais e ‘’se expõem a atitudes irresponsáveis’’.

A PM atendeu apenas a ocorrências já esperadas, como brigas ‘’rápidas, pontuais e sem maiores problemas’’, como define o major Adonis Nobor Furuushi, coordenador da Comunicação Social da Operação Verão da Polícia Militar. As duas corporações contam com esquemas especiais para atender à população durante o feriado.

Depois de correr atrás da Caiobanda na noite do último domingo e voltar para casa às 5h40 de ontem, a vendedora Pamela Belmiro, 23, já estava na praia às 9 horas de ontem, acompanhada de seus parentes e amigos. O grupo de oito pessoas veio de Ibiporã (14 km a leste de Londrina) e fica em Caiobá até a proxima sexta-feira. Até lá, pretendem curtir ao máximo todas as atrações disponíveis na praia. ‘’É tudo de bom’’, define Pamela, que garante não ficar cansada com a ‘’maratona’’.

Para as curitibanas Cristiane, 36, e Sumara Cavaca, 38, fica mais difícil aproveitar as festas noturnas ‘’por causa das crianças’’. Porém, o barulho dos mais festeiros não as incomoda muito. ‘’Faz parte’’, afirmam. Mas se depender da operação Sossego Público, da PM, o incômodo de vizinhos barulhentos não fará mais parte da rotina de quem passa a temporada na praia. Os policiais estão atendendo a chamados, feitos pelo número 190, e estão autorizados a abordar pessoas responsáveis por equipamentos que emitam sons com volume maior a 70 decibéis durante o dia e 60 à noite.

Assim como os festeiros que esperavam aproveitar a praia com som alto, a expectativa dos vendedores também foi frustrada. Eles afirmam que os veranistas estão ‘’segurando o dinheiro’’. ‘’Não estamos faturando muito não. No Natal eles gastaram mais, estava melhor’’, reclama o vendedor de espetinhos, Adalton Daniel da Rocha. Suas vendas caíram de 2,200 espetinhos por dia em dezembro, para 600 espetinhos/dia no Carnaval.

Movimento
A Polícia Rodoviária Federal prevê para hoje movimento intenso nas BRs 277 e 376, que ligam Curitiba ao Litoral do Paraná e de Santa Catarina, respectivamente. Entre 14 e 22 horas, a estimativa é que passem pela 376 até 3,8 mil veículos por hora e pela BR 277 a média de 2,7 mil veículos/hora.