Em apenas um dia, um novo destino

Passeios de menos de 24 horas levam turistas a locais não muito divulgados do Litoral do Paraná

Folha de Londrina | 16 de fevereiro de 2009

Aproveitar o verão nas praias paranaenses não se limita apenas a desfrutar do sol e do mar. Existem diversas opções de passeios culturais, religiosos, históricos e de lazer, que estão mais acessíveis aos veranistas nesta temporada. Agora, ficou mais fácil fazer um passeio de barco pela Ilha das Peças (Guaraqueçaba), conhecer o cultivo de Ostras em Guaratuba, fazer um passeio de bicicleta em Morretes ou tomar um banho de cachoeira no Salto da Fortuna.

A Central de Informações Turísticas Faces e Ritmos do Paraná oferece 15 roteiros que desvendam locais não muito conhecidos pelos frequentadores do litoral paranaense. São pacotes de um dia, com toda a estrutura de um passeio turístico, como deslocamento, recepção do turista no destino, acompanhamento nos trajetos e, em alguns casos, alimentação e hospedagem.

Os valores dos roteiros variam de R$ 50,00 a R$ 170,00, de acordo com a estrutura necessária para o passeio. A iniciativa pretende atender a população em geral, para que conheçam roteiros não habituais e dificilmente oferecidos, como a Ilha das Peças, os Saltos Fortuna, Tombo D’água (em Morretes) e Parati (Guaratuba). Outras opções são city tours em Curitiba – para veranistas que vieram do interior ou de outros estados e não conhecem a Capital -, Paranaguá, Antonina e Morretes.

A novidade está chamando a atenção dos veranistas. Apenas no mês de janeiro foram 12 mil atendimentos de informações turísticas e de pessoas interessadas na compra dos pacotes (o número de roteiros vendidos ainda não foi sistematizado pelos agentes). Os destinos mais procurados são os passeios de trem e ida à Ilha do Mel, com passagem pela Ilha das Peças. Para o coordenador do Programa de Turismo do Sebrae, Aldo César Carvalho, além de uma novidade, a iniciativa ainda é um desafio. “O veranista não está habituado com o pacote de um dia, é uma nova prospecção”, avalia.

A central é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (SETU), a Federação Paranaense do Comércio (Fecomércio), Sesc, Senac, Sebrae/PR e Prefeitura de Matinhos.

Capacitação
O serviço é disponibilizado por empresários da área de turismo que participam do Programa de Turismo do Sebrae. Durante cinco meses eles participaram de capacitações em gestão, participação no mercado, novos produtos e outros.

Os nove agentes organizaram todos os pacotes turísticos, com escolha dos roteiros e definição da estrutura. “Eles são empresários e o resultado é muito bom, pelo contato com a gestão do negócio, utilização dos recursos. A visão amplia, melhora as competências”, afirma Carvalho. A previsão é que a iniciativa seja realizada no próximo ano.

Serviço
– A Central de Informações Turísticas Faces e Ritmos do Paraná está localizada na Avenida Atlântica, em Caiobá, próximo ao número 4.000. O atendimento é realizado diariamente, das 11 às 22 horas.
Mais informações pelo telefone (41) 9634-1018.