Quem sou eu!

Sou Carolina Gabardo Belo!

Jornalista com atuação versátil – em comunicação institucional, jornalismo diário e online – com experiência em veículos de comunicação, organização não governamental e empresas.

Entre os trabalhos que já realizei estão a produção de textos, a elaboração de publicações institucionais, além de projetos sociais.

Trabalhei nos principais jornais do Paraná: Tribuna do Paraná, Folha de Londrina, Gazeta do Povo; no portal de notícias Massa News e coordenei o núcleo de Conteúdo Digital da Rede Massa | SBT.

Também tenho experiência com estratégias de comunicação para empresas e empreendedores, com foco em planejamento e desenvolvimento de redes sociais.

Confira meu perfil no Linkedin!

Formação

Novas Tecnologias no Jornalismo (2011-2012)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná: Pós-graduação

Comunicação Social – habilitação Jornalismo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná: Bacharelado (2003-2006)

Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (2000-2002)
Ensino Médio

Cursos complementares

Fundamentos do Marketing Digital (2021)
Aldeia: Gerenciamento de estratégias e geração de resultados com marketing digital

Comunicação Corporativa e Gestão de Crise (2020)
ESPM: Integração da comunicação com todos os setores corporativos, direcionamento da marca e defesa de sua reputação

SEO (2019)
Aldeia Coworking: Curso sobre SEO / Otimização de Mecanismo de Busca orgânica no Google

Comunica, Guria! (2018)
Gestão de redes sociais para empreendedoras, ministrado por Kellen Bonassoli e organizado pela Agência Curitiba de Inovação

Gestão do Tempo (2018)
Curso promovido pelo Programa de Incubação do Tecpar, ministrado pela consultora Cristiane Mafalda, sobre como organizar o tempo e garantir produtividade

360° Marketing Digital (2018)
Produção de conteúdo e gestão de redes sociais, ministrado pela analista de marketing Jusandra Simonato

Marketing Digital para Empreendedores (2018)
Utilização de redes sociais por empreendedores, ministrado pelo consultor do Sebrae Mauro Fungaes e promovido pela Agência Curitiba de Inovação

Redes sociais para negócios (2012)
Curso sobre uso de redes sociais nos negócios, ministrado pelo consultor Ademir Lara

Jornalismo Ambiental (2006)
Curso de extensão – PUCPR: jornalismo destinado às causas ambientais

Comunicação e Terceiro Setor – Módulos I e II (2005)
Curso de extensão – PUCPR: planejamento de comunicação para ONGs

Experiência profissional

GhFly | Marketing de desempenho (Nov/2021 – Dez/2022)
Analista de conteúdo Sênior, responsável pelo alinhamento de estratégia de marketing digital junto ao cliente, produção de conteúdo e gestão com demais setores envolvidos no fluxo de produção.

Zero | Agência de Publicidade e Marketing (Out/2020 – Nov/2021)
Head de conteúdo e copywriting para redes sociais, blogs, sites institucionais e materiais ricos, com foco em Inbound Marketing e estratégias de marketing digital. Produção para clientes com atuações diversas como mercado imobiliário, saúde, setor supermercadista, contabilidade e outros.

Rede Massa | SBT (Out/2019 a Mai/2020)
Coordenadora do núcleo de conteúdo digital, com gestão da equipe responsável por abastecer as redes sociais da emissora e produção de conteúdo digital – lives, produtos exclusivos para internet e atualização do portal da Rede Massa.

Portal Massa News (Abr/2016 a Jun/2019)
Repórter do portal de notícias da Rede Massa – SBT no Paraná -, responsável pela apuração e produção de matérias em tempo real sobre variados assuntos, especialmente de relevância local. Assumiu o cargo de editora-chefe em 2019.

Jornal Tribuna do Paraná
(Fev/2012 a Dez/2015)
Repórter responsável pela produção de matérias e reportagens para diversas editorias, além de responsável pela coluna Papo de Busão. Atuou ocasionalmente como editora interina.

Revista RG Móvel (Nov/2011 a Mai/2012)
Repórter da revista digital direcionada ao setor moveleiro e de marcenaria, também com foco no varejo. Matérias para as publicações RG Móvel Indústria e Varejo.

Jornal Gazeta do Povo (Jan/2010 a Out/2011)
Repórter freelancer dos cadernos Vida e Cidadania, Litoral e Imóveis. Produção de reportagens variadas, factuais e especiais.

Clube Curitibano (Nov/2009 a Fev/2011)
Jornalista do departamento de Marketing do clube, responsável pela produção e edição da revista Curitibano e pela atualização do site institucional.

Jornal Folha de Londrina
(Jul/2008 a Jun/2009)
Repórter do jornal com a produção de matérias e reportagens especiais para diversos cadernos. Entre eles: Cidades, Folha Curitiba, Esportes e Economia.

Ciranda (Fev/2006 a Jun/2008)
Estagiária do núcleo de Mídia e Educação da ONG, destinado a atividades de educomunicação com adolescentes: realização de oficinas jornalísticas, produção de materiais de apoio e atualização do site.
Jornalista responsável pelos projetos Rede Andi Brasil e Rede em Formação: revisão de texto, análise e acompanhamento de mídia, produção de pautas, contatos com jornalistas e atividades com universitários.

Trabalho freelancer

Dimensão Revista (2009 a 2016)
Colaboradora da publicação voltada para as empresas. Produção de matérias sobre iniciativas, tendências e oportunidade de negócios, com foco na valorização local.

Revista Gazin (2013 / 2014)
Colaboradora da revista institucional da Gazin, rede com atuação em todo o país. Produção destinada aos lojistas, sobre mercado e capacitação profissional.

Revista CREA-PR
(2010)
Colaboradora da maior revista do Paraná, com 52 mil exemplares, destinada a engenheiros, agrônomos e arquitetos. Temas de relevância para a sociedade.

MComm Comunicação Dirigida (Jun/2010 a Out/2012)
Colaboradora freelancer redatora de materiais sobre eventos, entretenimento gastronomia, decoração, hotelaria, moda e outros assuntos.

Revista Atitude Sustentável (2009 / 2010)
Colaboradora da publicação nacional, distribuída pela Dinap e com apoio do Instituto Arayara. Matérias sobre iniciativas sustentáveis na vida cotidiana.

Premiações

Prêmio Sangue Bom de Jornalismo (2014)
Vencedora do 1° e 2° lugares da categoria Reportagem para Internet, com duas matérias especiais produzidas em comemoração ao 321° aniversário de Curitiba. As reportagens apresentam pessoas que com seu trabalho fazem a diferença para a capital paranaense: médico da família, gari, professora municipal, cobradora de ônibus e guarda municipal.

Prêmio de Jornalismo da Indústria da Construção
(2012) Integrante da equipe vencedora 1.º Prêmio de Jornalismo da Indústria da Construção na categoria Mídia Impressa com o caderno especial “Criando a cidade dos sonhos”, em comemoração ao 318º aniversário de Curitiba.

Idiomas

Língua Inglesa
Escola Fisk e Instituto Buchmann – Nível Intermediário

Língua Italiana
Sociedade Dante Alighieri – Nível Básico

Produção acadêmica

Convergência Midiática: O Surgimento do Jornalista Multimídia (2012)
Monografia de pós-graduação sobre as mudanças que a convergência midiática trouxe aos veículos de comunicação e, consequentemente, para o trabalho dos jornalistas. Estudo de caso do jornal Tribuna do Paraná.

Repórter Ambiental (2006)
Trabalho de conclusão de graduação. Produção de jornal impresso e programa de rádio sobre meio ambiente, direcionado à comunidade de Campina Grande do Sul-PR, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa e Conservação da Natureza Ideia. Nota da banca avaliadora: 10.

Comunicação nas Organizações do Terceiro Setor (2006)
Monografia sobre o desenvolvimento da comunicação em organizações não governamentais atuantes na defesa do meio ambiente.

Jornal Laboratório Comunicare (2004)
Edição e produção de matérias para o jornal laboratório impresso da PUC-PR, vencedor do 4o Prêmio Docol de Jornalismo, categoria acadêmica.